05/08/2013

A maior conquista acontece fora das quadras

BASQUETE 2013
Grupo se encontra para celebrar amizade e relembrar bons momentos no Basquete. Crédito: Elise Bozzetto.Lajeado - Para um grupo de ex-atletas do Clube Atlético Ubirajá, conhecido por inúmeras vitórias e medalhas colecionadas, a maior conquista está fora da quadra: a amizade de longa data, preservada até hoje. Todos os anos, no mês de julho, os meninos se encontram para celebrar a amizade, confraternizar e relembrar os momentos vividos em quadra durante cinco anos. O reencontro aproxima os amigos que durante o ano seguem por diferentes caminhos, em diferentes Estados. Alguns agora profissionais no Basquete, outros não.
O ponto de encontro é a chácara do treinador Clairton Wachholz, o Xis. Para ele, receber os ex-atletas é sempre uma grande alegria. “Estes encontros são a continuidade de algo muito bonito que foi construído. Respeito, admiração e amizade que foram construídos a cada vitória, derrota, título perdido e título conquistado. É uma geração que conseguiu conquistar algo extraordinário fora de quadra: uma amizade sólida e verdadeira para toda a vida”, conta emocionado.
Vinícius Colares, que jogou no Ceat/Bira de 2005 a 2008, hoje cursa Jornalismo em Pelotas. Para ele, o mais importante da geração de atletas foi o espírito coletivo compartilhado e levado para a vida. “Aprendi no Ceat/Bira o significado de união, espírito de grupo e solidariedade. Levei isso para minha vida e me orgulho muito de fazer parte dessa amizade que o tempo e a distância não desbotam”, comenta. Para Marcelo Gava Pompermeyer, que hoje cursa Mestrado em Ciências do Movimento Humano, em Porto Alegre, a experiência marcou a trajetória de todos. “O Xis nos cobrava e emocionava a gente, tirava o máximo de cada um nós. Hoje entendo o quanto esta postura me ajudou a crescer: busco sempre fazer o meu melhor, atingir os meus limites. É difícil encontrar um grupo tão unido, preocupado um com outro, como este. Nos tornamos uma família”, explica.

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.