02/08/2017

Downhill

Ladeira abaixo

Downhill
Ladeira abaixo
A cidade de Santa Luzia, no Estado de Minas Gerais assistiu no final do mês de outubro, o talento do arroio-meense Jeremias Gasparotto conquistar uma das etapas do Mundial de Downhill e entrar no cenário da competição, como a grande revelação na categoria Junior em 2015
Arroio do Meio – O menino de cabelos compridos e sorriso largo, nascido na cidade conhecida como Pérola do Vale, cravou seu nome na história do Downhill. Aos 16 anos de idade e com uma bagagem ainda pequena (três anos) entre os grandes competidores desta modalidade esportiva, ganhou reconhecimento dos amigos e conterrâneos e agora se orgulha de carregar o rótulo de vencer uma das etapas do Mundial de Downhill na categoria Skateboard/Juniors.
A façanha ocorreu no Centro de Eventos Space, em Minas Gerais. Uma semana antes, Gasparotto já havia conquistado outro resultado expressivo, com a 3ª colocação na mesma categoria – 13 a 18 anos – em etapa disputada na cidade de Águas de Lindoia, São Paulo.
Jeremias se diz privilegiado em poder contar com a pista de Teutônia para dar prosseguimento aos seus treinamentos, mas faz um alerta “O local pode deixar de receber a etapa mundial, se não ocorrer manutenção no asfalto”, pondera. Outra preocupação do jovem talento é com o patrocínio. O pai Getúlio Gasparotto é quem banca as despesas. “Preciso de recursos para dar sequência ao trabalho que venho realizando. Espero que empresas da região se sensibilizem e que apostem nesta modalidade”, enalteceu.
TRAJETÓRIA
O caminho que levou o jovem Jeremias ao sucesso teve início quando completou três anos de idade e ganhou de presente um skate. No downhill, a história nasceu em 2012. “Conheci o downhill aos 13 anos de idade. Foi em uma tarde de domingo que meu pai me levou para assistir a competição que acontecia na Lagoa da Harmonia, em Teutônia. Desde então, comecei a praticar o esporte com os amigos e a participar de alguns campeonatos. No começo deste ano, participei da primeira etapa do Circuito Brasileiro, em Garibaldi, onde me consagrei campeão da categoria iniciante. Esse resultado acabou me motivando para buscar algo a mais na modalidade, o que acabou acontecendo com a conquista da etapa do mundial. Sempre me dediquei muito ao esporte. Nesse período que passei a praticar, a intensidade dos treinamentos mostrava que poderia chegar mais longe”, explicou.
CONHEÇA A MODALIDADE
A prática do downhill consiste em descer ladeiras/montanhas, fazer curvas na sua tangência e buscar a aceleração máxima. Com a evolução das técnicas e equipamentos, o recorde da velocidade no skate, hoje é de 132 km/h, (de Mischo Erban, em 2010), porém, a tendência é de que esse número se amplie.
O formato da disputa ocorre com quatro skatistas, em que três são eliminados. As provas acontecem em baterias até chegar as oitavas de final, quartas de final, semifinal e final.
Mundialmente, o esporte é gerido pela International Downhill Federation (IDF). Recentemente, a instituição criou o Livro de Regras da competição. Com ranking dos atletas de 51 países na disputa pelo mundial. No fim do ano, os atletas somam as cinco melhores pontuações para definir o campeão mundial.
A MELHOR PISTA DO MUNDO
É no Vale do Taquari, no município de Teutônia, que os competidores dispõem da descida mais rápida do circuito. Ela está localizada na estrada de acesso para a Lagoa da Harmonia, com paisagens de pura beleza, entre montanhas e moradores que ainda se espantam com a velocidade atingida pelos competidores. O local é um lugar de desejo de riders do mundo inteiro. Com disputas que ultrapassam os 100 km/h. O trecho de 1,0 quilômetros desponta como principal etapa do circuito da IGSA (International Gravity Sports Association), que é a organização responsável pelo ranking mundial de downhill speed.
EXEMPLOS A SEGUIR
Jeremias Gasparotto mantém a tradição de grandes atletas na modalidade. O primeiro a levar o nome do Rio grande do Sul para o mundo foi Douglas Rodrigues da silva, o Dalua. Natural de São Leopoldo, o atleta conquistou o bicampeonato mundial (2010-2011), diversos títulos nacionais e sul-americanos, além de ter entrado para o Livro dos Recordes – Guinness Book – ao atingir 113 km/h na ladeira teunoiense em 2007 – a marca já foi superada pelo tcheco Mischo Erban.
No meio feminino, o nome que eleva o nível de competitividade da categoria é Melissa Brogni. Natural de Novo Hamburgo, é um dos ícones na modalidade, ainda que com apenas 16 anos. Campeã Mundial em 2013, a jovem compensa a pouca idade com muito talento.

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.