02/08/2017

The Horse

Entidade festeja cinco décadas de história junto à comunidade arroio-meense

The Horse
Entidade festeja cinco décadas de história junto à comunidade arroio-meense
Cinquentenário foi festejado em jantar-baile, que reuniu diversos personagens que fazem parte de cada ação, seja social, cultural, ou esportiva
Na década em que o mundo se rendeu ao rock and roll, ao som de bandas como: The Rolling Stones, Bob Dylan, Pink Floyd, Deep Purple, Led Zeppelin, entre outros, nascia a Associação Recreativa, Beneficente e Cultural - The Horse. Foi no dia 17 de dezembro de 1965 que a história de um grupo de amigos começava a ser escrita no município de Arroio do Meio.
O atual presidente da The Horse, Cesér Brock, faz uma viagem de volta ao passado e recorda-se de vários momentos importantes vivenciados ao longo do cinquentenário. “Nossa primeira ação foi promover e organizar o 1º Torneio de Verão de Futebol de Salão, que foi realizado na quadra da Praça Flores da Cunha.”
Brock diz que o grupo sempre pensou no bem-estar de toda a comunidade e, por isso, tinha o compromisso de realizar ações sociais e culturais, como, por exemplo, o Natal do Filho do Presidiário e o Concurso de Redação. “Presentes eram levados aos filhos dos detentos na presença dos familiares e o concurso de redação envolvia alunos do Colégio São Miguel, Escola Luterana São Paulo, Grupo Escolar Guararapes e Seminário Sagrado Coração de Jesus", explica.
O presidente do cinquentenário revela que todas as ações e eventos obtiveram sucesso absoluto, prova disso, era o número expressivo de torcedores em torno da quadra de esportes para assistir a nova modalidade esportiva, sensação nas noites de verão nos anos de 1965 e 1966. “Durante todos esses anos, ressaltamos a importância de participar e estimular a cooperação de todos nas causas que se relacionem com o progresso recreativo, cultural e social da comunidade.”
Além disso, a The Horse chegou com a proposta de congregar cidadãos representativos de todas as categorias profissionais, unindo-os em estreitos laços de amizade; incentivar o estudo e a prática dos princípios de bom governo e de boa cidadania e também propugnar pelo melhor congraçamento entre os homens, demonstrando que com organização, cooperação e entendimento, chega-se a melhores resultados que com rivalidades e
concorrências destrutivas.
Uma viagem de volta ao passado
Transcorria o ano de 1965, e os jovens de Arroio do Meio, que pretendiam seguir seus estudos, eram obrigados a se deslocar diariamente a Lajeado. O local de destino era o Castelinho, na época Colégio São José, dos Irmãos Maristas. Entre os jovens estudantes estavam Vítor Hugo Junges, Marcos Wienandtz, Orlando de Boer, Luiz Ernesto Mantelli e João Gilberto Lorenz.
Como era o ano de conclusão do curso Técnico em Contabilidade, a preocupação dos mesmos, seriam os anos seguintes, sem nada para fazer à noite. Com a proximidade do fim de ano, Vítor Hugo, Marcos Wienandtz e João Gilberto Lorenz passaram a se encontrar no bar do Clube Esportivo, e lá encontravam diariamente com Almiro Nicolai.
De acordo com o primeiro presidente da The Horse, Vitor Hugo Junges, durante esses encontros surgiu a ideia de criação de um clube. “Na época havia o Lions Clube, dos leões, um grupo voltado aos casais da cidade. Nosso propósito era exatamente o oposto, criar uma entidade em que casais não pudessem ser admitidos, momento em que pensamos em The Horse (cavalos), um nome forte e similar ao Lions e que também era em inglês.”
Assim, o grupo formatou a ideia e definiu que a data de fundação seria 17 de dezembro de 1965 – um sábado. O local escolhido foi o Hotel Central, de Selmo Theves e sua esposa Elita.
Legado The Horse
Ao longo dos anos, a entidade acumulou ações sociais, eventos culturais e promoções gerais que envolveram toda a comunidade de Arroio do Meio. Entre elas: apresentação da Orquestra de Câmara da Ospa-PoA, no Cine Teatro Real; baile da Amizade, que uniu a comunidade do Clube Esportivo Arroio do Meio e Sociedade Aliança; 1º baile da Escolha
da Rainha do Clube; criação da Campanha do Agasalho, em que um cadastro foi realizado pela The Horse para identificar as pessoas mais necessitadas.
Também a arrecadação de uma tonelada de alimentos para ajudar, na década de 1970, os nordestinos que sofriam com uma grave estiagem; aquisição de uma área de terras na localidade de São Caetano, que se transformou na atual sede campestre do clube; natal do Filho do Presidiário; concurso de Redação; campanhas em prol das crianças do município e criação da Gincana The Horse.
A noite do abraço apertado
Na noite do último dia 7 de novembro, muitas pessoas que fizeram e fazem parte da história da The Horse estiveram reunidas para celebrar o cinquentenário da entidade. Um jantar-baile que reservou uma surpresa pra lá de especial a dois sócios-fundadores, Maurício Rodrigues e Vitor Hugo Junges.
Eles foram homenageados pela atual diretoria e receberam das mãos do presidente, Cesér Brock uma placa de agradecimento pelos serviços prestados e pelos anos de dedicação em prol da comunidade. Na placa, foi escrita a oração citada sempre antes de qualquer reunião do grupo, uma forma de enaltecer os princípios ensinados desde o início pela primeira diretoria.
A história pela memória de:
Jorge Kasper
“Minha vida ficou marcada pela união e determinação do grupo de fundadores. As lições de honestidade, fraternidade e cidadania que inspiraram os caminhos que o Clube sempre trilhou, marcaram minha vida e, de certa forma, me forneceram parâmetros de conduta e responsabilidade diante o rumo de minha existência. Hoje, vejo The Horse como uma organização que está cumprindo, em todos os sentidos, com seu papel, diante as metas que os fundadores haviam se proposto atingir.
Desde o momento em que a The Horse criou personalidade, isso logo após sua fundação, Arroio do Meio iniciou um processo de reformulação de conceitos e atitudes em sua maneira de agir e viver. Principalmente por se tratar de uma cidade que sempre primou pelos seus princípios tradicionais muito arraigados, advindos, quem sabe, das gerações anteriores.”
João Gilberto Lorenz
“A The Horse foi uma escola na minha vida, e também na de alguns jovens de Arroio do Meio. Nos ensinou que cidadania não é apenas buscar os nossos direitos. Cidadania na verdade é ter a noção exata não apenas dos nossos direitos, mas também das nossas obrigações e responsabilidades com a sociedade onde vivemos.
Apesar de afastado em função da minha atividade profissional, me considero parte integrante dessa organização. Mesmo que não possa estar presente, estou sempre com o pensamento voltado e recordando os nossos momentos e realizações do tempo que aí estava.
Acho que podemos definir dois momentos de Arroio do meio, antes e depois com a The Horse. A entidade influenciou de forma decisiva social, cultural e politicamente a vida do município. Passamos a atuar na vida social da cidade, promover concursos junto às escolas e atuar na assistência social da cidade. Assim, fizemos parcerias com a prefeitura, especialmente em campanhas em prol dos mais necessitados.”
Ricardo Kasper
“Não participei da fundação da The Horse, tendo sido admitido dois anos depois. Os fundadores se tornaram verdadeiros ícones para a juventude, em razão do arrojo das iniciativas da The Horse nas mais diversas áreas (social, esportiva e cultural) e ser convidado para o seu quadro social era o grande sonho dos jovens.
Atualmente, vejo a The Horse com a continuidade dos mesmos princípios básicos que nortearam a sua fundação, constituindo-se como participante ativo dentro da sociedade arroio-meense, notadamente na área cultural. A The Horse, com suas atitudes inovadoras, serviu para abalar a sonolenta estrutura social da cidade e trazer à população uma proposta inédita em termos de sociedade, conquistando a imediata simpatia de todos.”
Maurício Ferreira Rodrigues
“A fundação da The Horse veio consolidar as atividades que voluntariamente se realizavam em Arroio do Meio, com a participação na divulgação e promoção de eventos esportivos e sociais. A partir da fundação do clube, passou-se a colaborar como entidade criada para aquelas finalidades. Em consequência ampliamos o leque de ações junto ao Poder Público e comunidade, tanto no que diz respeito ao esporte, quanto no que diz respeito à cultura e beneficência.
Poderíamos dizer que hoje participam da The Horse, três e até quatro gerações, sendo a primeira, aquela dos sócios fundadores que permanecem no clube, a segunda os admitidos nos anos 70, a terceira, os admitidos nos anos 80 e 90, e, atualmente aqueles que já foram aprovados e que serão admitidos em breve e os que com certeza virão num futuro próximo, uma vez que este é um dos nossos principais objetivos, com a finalidade única de renovar, somar e multiplicar forças.
Acredito que nosso Clube tem desde a sua fundação, propiciado muitas mudanças na vida dos arroio-meenses em todos os campos de atuação desta entidade, e que com o advento da Gincana The Horse, realmente mexeu e mudou a rotina da Cidade, não só no período do evento, como em todo o ano, pois sempre fica a expectativa da próxima que virá.”
Texto: Carolina Gasparotto.

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.