02/08/2017

Tiago ou Lucas?

Irmãos Selbach e a paixão pelo futsal

Irmãos Selbach e a paixão pelo futsal
Tiago ou Lucas
É muito comum os torcedores da Associação Lajeado de Futsal (Alaf) confundirem-se quando os irmãos Selbach estavam em quadra defendendo a camisa da equipe lajeadense.
Aos 25 anos de idade, o diferencial para que os mais atentos definam quem é quem, é o fato de que Lucas usa bigode e Tiago não.
Eles dão risadas quando lembram das confusões pela semelhança. Tiago resgata uma delas, em que ele estava à mesa para o almoço, e sua mãe chamou em voz alta “Tiago vem almoçar”. Ele ali sentado, disse: “mas eu estou aqui sentado”.
Os próprios companheiros de equipe tinham dificuldades para identificar um ou outro e invariavelmente tinham que recorrer à numeração das camisas ou o posicionamento em quadra, já que Lucas atua como ala, e Tiago como pivô.
Tanto um quanto o outro passaram momentos felizes em Lajeado, onde disputaram a Série Ouro do Estadual de Futsal e pela primeira vez participaram da Liga Nacional de Futsal.
Carreira
A família Selbach reside na cidade de Canoas, município onde os gêmeos nasceram, contrariando o que a maioria dos torcedores da Alaf acreditavam: que os mesmos eram do município de Selbach.
A paixão pelas quadras teve início muito cedo na vida de Lucas e Tiago, pois ainda meninos, o irmão mais velho, Paulo, os levava para assistir alguns jogos nas quadras próximas de sua residência durante o dia. A noite ele ia jogar, e os gêmeos aproveitavam para acompanhá-lo.
O contato quase que diário com o mundo do futebol de salão, despertou de vez a vontade de se tornarem jogadores. E essa paixão cresceu em proporção com a ascensão da Ulbra, que chegou ao título da Copa do Mundo de Futsal de 2008, sob o comando técnico, do treinador Paulo César de Oliveira, o PC.
Nesta jornada, nem sempre eles atuaram juntos nas mesmas equipes. Inclusive, Tiago se aventurou pelos gramados, onde atuou nos juniores do Aimoré e na primeira divisão do Uruguai e Egito. O retorno ao futebol de salão ocorreu a convite de Lucas, que atuava no Pindamonhangaba, em São Paulo. A equipe precisava de um pivô. O treinador aceitou a indicação de Lucas. Juntos conseguiram valorização nesta equipe, inclusive com Tiago marcando gols em decisões.
A decisão de vir jogar em Lajeado foi pela proximidade com a cidade de Canoas – onde residem seus pais – e também pelo fato de poderem atuar juntos no mesmo time.
Como os gêmeos são formados?
Os gêmeos podem ser formados de duas maneiras, pois existem dois tipos de gêmeos: univitelinos, também chamados de gêmeos idênticos, que sempre são do mesmo sexo, e os chamados gêmeos fraternos, que podem ou não ser de sexos diferentes e nem sempre são parecidos.
Gêmeos Idênticos
Os gêmeos idênticos são formados quando um óvulo fecundado por um espermatozoide se divide em duas células completas. Estas duas células continuam seu desenvolvimento embrionário, formando dois gêmeos idênticos, que possuem genoma. Por isso têm o mesmo sexo, dividem a mesma placenta e são morfologicamente idênticos. Esse tipo de gêmeos é mais raro que os fraternos.
Durante a vida, apesar de possuírem o mesmo genótipo, os gêmeos univitelinos começam apresentar algumas diferenças em seus fenótipos. Isso ocorre pela interferência de fatores externos, como alimentação, atividades físicas, cigarro, álcool e estresses.

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.