02/08/2017

Atletas e as lesões

Uma boa preparação física reduz consideravelmente os riscos de lesões nos joelhos

Atletas e as lesões
Uma boa preparação física reduz consideravelmente os riscos de lesões nos joelhos
Lajeado – O médico Jamil Saleh Barghouti, especialista em lesão no joelho destaca os avanços da medicina e a excelente infraestrutura nos procedimentos cirúrgicos realizados por ele e demais integrantes do Centro Avançado de Ortopedia e Fisioterapia junto ao Hospital Bruno Born (HBB).
O joelho é uma articulação complexa e crucial, sendo um alvo fácil para lesões, uma vez que é a articulação mais vulnerável no corpo de um atleta. Por isso, lesões nessa articulação são muito comuns nos praticantes de esportes como: futebol, vôlei, basquete, rugby, tênis, entre outros.
As lesões mais comuns afetam o ligamento cruzado anterior, os ligamentos colaterais e os meniscos. Muito comum também as tendinites, especialmente a tendinite patelar.
No consultório médico, o que se verifica é que a maioria dos praticantes de esporte não faz nenhum treinamento físico, o que os torna mais vulneráveis a lesões. Tanto é verdade que os atletas amadores sofrem mais lesões que os atletas profissionais, pois estes últimos têm uma preparação física diária. Nos “esportistas” de fim de semana, a estatística dessas lesões é ainda maior.
Portanto, para minimizar riscos de lesões, é necessária uma preparação física adequada para a prática esportiva desejada. Faça uma avaliação ortopédica e cardiorrespiratória antes de qualquer atividade física e procure um preparador físico (personal trainer). Assim você pratica seu esporte de forma mais saudável e reduzirá lesões. Evitará consultórios médicos para tratamentos e possíveis cirurgias que invariavelmente retardarão seu retorno ao esporte.
Jamil Saleh Barghouti
CRM 25.520
Ortopedia/Artrocospia/Traumatologia do Esporte

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.