03/08/2017

Na água

Natação: uma opção para a qualidade de vida

Na água
Natação: uma opção para a qualidade de vida
O esporte proporciona diversos benefícios para a saúde e bem-estar de seus praticantes
A natação é um esporte que trabalha todos os grupos musculares, inclusive ao nadar os estilos crawl, costas, peito e borboleta. Assim como alivia as tensões do dia a dia, fortalece a estrutura óssea, aumenta o fluxo sanguíneo na pele, proporciona uma aparência melhor e o aumento da capacidade pulmonar. É por esses benefícios e para proporcionar mais um esporte que a Univates desenvolve, em seu complexo esportivo, várias modalidades de natação desde 2007.
Hoje, são em torno de 700 alunos que frequentam as atividades de natação no espaço esportivo. Conforme os professores Clairton Wachholz e Marcelo Gerhardt, o atendimento varia dos 6 meses aos 80 anos e tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida em todas as faixas etárias. “Nossa ênfase está na perspectiva educativa e de lazer.”
Citam que na perspectiva educativa, são desenvolvidas, na categoria bebês e pré-aprendizagem, atividades com bebês e crianças com a finalidade de adaptação ao meio líquido, visando criar um ambiente favorável para desenvolver habilidades que facilitem o convívio com a água, o que é uma ação preventiva, visando afogamentos. “Esse trabalho desenvolvido nos bebês e pré-aprendizagem é importantíssimo para que, na categoria aprendizagem, sejam desenvolvidos os fundamentos básicos para ocorrer o aprendizado dos quatro estilos.”
Na natação pensada, na perspectiva de lazer e saúde, os objetivos estão ligados à busca pela qualidade de vida. Nessa linha, estão as modalidades de hidroginástica, aprendizagem adulto, condicionamento e bike aqua jump.
Nesses casos, há alunos que fazem natação com objetivos preventivos, visando um melhor condicionamento físico. Já outros têm a finalidade de recuperação terapêutica e também a busca do equilíbrio do corpo e da mente, ou seja, a natação como ferramenta focando o convívio em grupo, aquisição de novas amizades.
O que a natação proporciona
A natação é um esporte relaxante que ajuda, também, na redução da gordura corporal quando praticada na intensidade correta.
Para as crianças, quanto mais cedo se iniciar a prática esportiva, menos riscos ela terá de sofrer certos tipos de doença, como problemas cardiovasculares e obesidade. Além disso, é preciso lembrar que o desporto aquático influencia diretamente na sociabilidade e na autoconfiança dos pequenos. Por isso, a implementação de atividade física na infância e na adolescência deve ser considerada prioridade pela sociedade.
Festividades de integração
Os professores dizem que estão planejadas e sendo executadas várias ações que visam proporcionar aos alunos da natação momentos de integração e entretenimento conforme as datas comemorativas. “Importante salientar que nessas datas, os alunos da piscina podem convidar pessoas do seu convívio pessoal para participar do evento.”
As principais datas com programação são Semana da Páscoa, Hidro do Dia das Mães, Dia Nacional da Natação, Hidro Junina, Hidro Natalina, entre outras.
Competições
No ano de 2016, a equipe de natação da Univates não está participando de competições em âmbito estadual. No segundo semestre ocorre o Circuito Univates de Natação, uma competição realizada há quatro edições, da qual participam equipes do Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo e convidados.
O evento, que em sua primeira edição, no ano de 2010, tinha como objetivo principal resgatar o desporto e a tradição de competições de natação na cidade de Lajeado e na região do Vale do Taquari, vem a cada ano aumentando o número de atletas e de equipes.
Fonte texto: Carine Krüger

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.