03/08/2017

MEMÓRIAS DO FUTEBOL AMADOR

Os campeões municipais de Lajeado

MEMÓRIAS DO FUTEBOL AMADOR
Lilafa
Os campeões municipais de Lajeado
Uma das maiores ligas de futebol amador do Vale do Taquari, a Liga Lajeadense de Futebol Amador, foi fundada no dia 14 de dezembro de 1967, e no final de 2017 completa seus 50 anos. Pensando nisso, uma pesquisa foi feita para recuperar um pouco dessa imensa história, que tem fatos suficientes para um livro. O primeiro passo para registrar tantos anos da entidade foi fazer uma lista com campeões e vices dos mais de 40 campeonatos promovidos até aqui. Em um trabalho que começou com Alencar Gabriel Ravazio e Ivar Dilli, concluído pelo atual presidente, Darlei Christ, foi possível contar um pouco mais do que se deu em tantos anos de futebol amador em Lajeado.
Pelos registros de fundação existentes de outras ligas da região, a Lilafa foi a primeira liga de futebol amador a se organizar para a disputa dos campeonatos municipais. Antes mesmo da fundação existem registros de dois clubes que conquistaram o Municipal - Grêmio 5 de Junho e Santa Clara levantaram o troféu em 1964 e 1967, respectivamente, porém, existem mais campeões antes da era Lilafa. Após a fundação da liga, em 1968, o agora extinto Juventude de Conventos foi o primeiro a ser o vencedor do Municipal de Lajeado - o clube ainda obteve o título em 2001. O Bairro Carneiros levou seu primeiro título com o Corinthians, em 1969. Em 1970, o Olarias, do homônimo bairro, levantava sua primeira taça. Nos seis anos seguintes, o Amador de Lajeado foi interrompido, sendo disputado novamente em 1977, quando o Brasil de Marques de Souza ergueu o primeiro caneco do bicampeonato, que veio no ano seguinte.
O clube do então Distrito de Lajeado foi o primeiro a conquistar o campeonato por duas vezes consecutivas, como também foi o primeiro e único a ser tricampeão consecutivo do Regional Aslivata. O Olarias empatou a disputa pela hegemonia de Lajeado um ano depois, e em 1980, o Cruzeiro de Nova Santa Cruz foi quem levantou a taça.
Em 1981, a Sociedade União de Carneiros iniciava sua trajetória de títulos ao conquistar, sobre o Santa Clara Futebol Clube, seu primeiro Municipal - o clube da capital das flores é um dos únicos vices dos anos 1980 a estar registrado na pesquisa. Naqueles anos, a disputa em quadrangulares finais era comum e não se geravam registros sobre clubes vice-campeões da época. Também é possível constatar a força dos clubes do interior naqueles anos - Nacional de Forquetinha, em 1982; XV de Novembro de Sério, em 1983; e Grêmio 5 de Julho, em 1987, superaram os clubes dos bairros de Lajeado.
Em determinados campeonatos, cerca de 20 clubes participavam da disputa, que se iniciava em um ano e era finalizada em outro. Foi o que ocorreu na conquista do primeiro título do Americano, em 1984. O torneio daquele ano terminou em abril de 1985 em consequência da fórmula de disputa, a qual previa inúmeras fases e teve paralisações por causa de protestos por irregularidades, que eram constantes na época. O que já não estava fluindo, parou de vez na edição seguinte do campeonato. A competição parou mais uma vez, mas com a disputa em andamento, fato que fez o Municipal não ser efetivado no ano seguinte.
Em 1987, o campeonato foi retomado, e nos dois anos posteriores, o São Bento repetiu o feito do Brasil, levando as taças para seu recém-inaugurado estádio. Olarias, Brasil e São Bento eram os maiores detentores de títulos até 1991, quando, ao conquistar a Copa Centenário de Lajeado, o União de Carneiros, que havia levado seu segundo título no ano anterior, era o primeiro clube a ter três Municipais de Lajeado.
Em 1992, após levantar sua primeira taça regional, o Brasil empatava a disputa. Nos anos seguintes, o Olarias tornou-se o maior campeão de Lajeado, sendo o quarto clube a conquistar dois títulos consecutivos. A liderança durou dez anos. O tricampeonato do Olarias só não chegou em decorrência do forte time montado pelo então novo clube da cidade, a SER São Cristóvão, que superou o Olarias na final do Municipal e do Regional daquele ano. Era a primeiro de três conquistas consecutivas do time do Bairro São Cristóvão, feito inédito até então no Municipal. Quem encerrou a sequência do tricampeão foi a surpresa Arroio Alegrense, que em 2000 repetiu a façanha. Em 1999, o São Cristóvão empatava em títulos com o Olarias.
Após a segunda conquista do Juventude, o União de Carneiros chegava ao seu quarto título; no ano seguinte, o União Campestre conquistava seu único Municipal na categoria em uma final contra o xará do Bairro Carneiros. No ano seguinte, o União de Carneiros fez a revanche contra o União Campestre, se tornando o maior campeão do Amador Municipal da Lilafa. Em 2005, Lajeado conhecia um novo vencedor. Era o Delfino Costa, que obteve seu título em uma final disputada pelos times do Bairro Conservas. No ano de 2006, a disputa não foi realizada em razão da troca do calendário da Aslivata, que gerou a não efetivação de vários campeonatos na região. Na volta da competição, o União de Carneiros confirmou a hegemonia de títulos no município - quatro seguidos deram uma ampla vantagem ao clube. Depois, a sequência foi de títulos inéditos: Estudiantes, em 2011; Jardim do Cedro, em 2012; e União Santo André, em 2013, conquistaram seu primeiro e único título do Municipal, respectivamente. O Delfino Costa faturou sua segunda taça municipal em 2014, e em 2015, a São Cristóvão levantava seu quinto caneco, sendo o segundo clube com mais conquistas na categoria.
Além da categoria principal, a Lilafa já organizou campeonatos nas categorias veteranos, sub-15, dente de leite, feminino e aspirantes, esta última foi realizada na maioria das edições desde o ano 2000, quando, em duas oportunidades, União de Carneiros e Internacional conquistaram o título, sendo que União Santo André, Jardim do Cedro, Montanha, Olarias, Ouro Verde, Delfino Costa, Juventude de Conventos e Arroio Alegrense levantaram a taça uma vez cada. Na categoria veterano, o União Campestre conquistou duas vezes o Municipal, enquanto o Palmeirinhas levou outro em 1990.
Curiosidades
 Várias edições homenagearam dirigentes do futebol lajeadense. Algumas taças foram conquistadas pelos clubes em que os dirigentes tinham forte ligação - a Copa Elisio Trevisol e a Copa Osmar Líbio, o “Libião”, foram ganhas pelo São Cristóvão, e a Copa Guido Gerhardt, pelo União de Carneiros.
 Nove títulos foram conquistados por clubes de municípios hoje emancipados de Lajeado.
 Em 1995 e 2010, os finalistas dos Municipal se reencontraram na final do Regional Aslivata do mesmo ano.
 As seis últimas edições foram conquistadas por diferentes clubes nas categorias aspirantes e titulares.
Fonte texto: Ivar Dilli

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.