04/08/2017

Lucas Trevisol

Um olho na balança, e o outro, na produção das barrinhas Mee

Um olho na balança, e o outro, na produção das barrinhas Mee
Após chegar aos 108 quilos, Lucas Trevisol, 34 anos, vive uma nova fase em sua vida. Ele pratica esportes e investe na produção de barrinhas de cereal
Estimular o desejo de saúde e bem-estar no dia a dia das pessoas. A missão da Mee Alimentos vai ao encontro do desafio lançado na vida pessoal do próprio sócio-proprietário Lucas Trevisol, 34 anos. Ele resolveu seguir à risca a filosofia que propaga e transformou sua rotina sedentária em momentos de prazer junto à natureza, com caminhadas, corridas e partidas de futebol com os amigos.
Em decorrência da rotina agitada que encarava na época em que residia no Ceará, Trevisol chegou a pesar 108 quilos. Ele trabalhava de dez a 12 horas por dia, cursava pós-graduação em Gestão Empresarial, em que precisava percorrer 200 quilômetros da cidade onde morava para chegar até a Fundação Getúlio Vargas. “Almoçava e jantava em restaurantes e acabava comendo lanches rápidos. Sempre fiz bastante esportes, mas foi um momento de dedicação ao trabalho e aos estudos.”
De volta a Lajeado, Trevisol ficou durante dois anos trabalhando o planejamento da sua futura empresa, no qual tem a irmã, Bianca Trevisol, como sócia. Enquanto o negócio era alinhado, ele retornou às partidas no Clube Tiro e Caça (CTC), no qual veste a camisa do Coroas D, na Terceira Divisão do interno de minifutebol. Mas, entre o fim de 2015 e início de 2016, o empresário sentiu que devia fazer mais pela sua saúde. “Foi o momento em que decidi que precisava viver a missão da minha empresa.”
O empreendedor explica que, mesmo com a rotina agitada que todas as pessoas têm, é preciso introduzir algumas atitudes de bem-estar no dia a dia, pelo menos em algumas horas durante a semana. “Não acreditamos em milagres, mas é possível conciliar o tempo entre uma atividade física prazerosa com trabalho, estudos e família”, garante o pai de Joaquim, 2 anos, e marido de Franciele, 28 anos.
Xô, preguiça
Focado em seu objetivo, Trevisol trocou os pastéis por frutas, diminuiu a ingestão de carne e cerveja e inseriu, em seu cardápio, comidas mais saudáveis, como saladas e verduras. Além disso, começou a praticar caminhadas no CTC. “Primeiro, iniciei com uma hora, depois intercalava cinco voltas de caminhada com cinco voltas de corrida. Quando consegui dar dez voltas correndo, lembro que foi um marco.”
Aos poucos, a evolução de Trevisol foi ficando notável, e ele começou a cuidar o tempo que utilizava para cumprir o percurso, com o objetivo de buscar sempre o seu melhor. “Agora, já consigo correr uma hora seguida e fazer de dez a 12 quilômetros de corrida sem parar.”
O empresário diz que poderia até estar melhor fisicamente – atualmente, ele pesa 87 quilos -, mas seus treinos tiveram que ser interrompidos por causa de lesões causadas pela falta de preparação física e esforço excessivo. “Aprendi a lição e, desde então, faço exercícios aeróbicos e intercalo com o futebol e as corridas.”
Trevisol diz que, às vezes, consegue praticar todos os dias algum tipo de exercício físico. “Depende das atividades que tenho, mas faço, no mínimo, três vezes por semana.” E os lanches estão sempre garantidos. “Tenho sempre uma barrinha de cereal Mee, uma ótima opção de lanche saudável.”
A chegada da Mee ao mercado
Após planejar a empresa, em 2015, com a irmã e sócia, Trevisol colocou as barrinhas de cereal Mee no mercado. “O início é sempre difícil, pois é uma marca nova, tem os custos iniciais, e o retorno não vem de uma hora para outra.” Por isso, houve limitação até no formato de divulgação do produto. “Optamos por apoiar eventos de corrida e caminhada e alguns grupos, pois eram ações mais voltadas à filosofia da nossa empresa.”
O empreendedor diz que as redes sociais também ganharam atenção e, desde o início, trouxeram bons resultados. “Foram dois anos de planejamento antes de abrir a empresa. Um processo nosso, com um custo mais baixo, pesquisa de mercado, desenvolvimento e registro da marca, entre outras questões essenciais.”
Trevisol explica que a Mee Alimentos, desde o início, firmou parcerias muito importantes. Além disso, a empresa esteve incubada na Univates, momento em que os alunos participaram de pesquisas para dizer o que achavam do produto e da embalagem. “Nosso primeiro ano foi focado no varejo de pequeno e médio portes, e a venda foi bastante positiva.” No início, a comercialização era mais focada em Lajeado, em Estrela e em Arroio do Meio.
A reformulação do produto
Mesmo há pouco tempo no mercado, os empresários fizeram questão de promover pesquisas com os distribuidores, varejistas e também com o cliente final. Foi então que surgiu a parceria com a GlutenFree Box, de São Paulo, pela qual, envia para todo o Brasil quatro mil caixas de produtos sem glúten, entre eles, as barrinhas de cereal Mee. “Era uma série de perguntas e tivemos cerca de 300 pesquisas respondidas, em cinco ou seis edições de que participamos.”
Com o resultado em mãos, a empresa evoluiu e passou por algumas reformulações, todas sugeridas pelos clientes por meio da pesquisa. “Falaram sobre a dureza da barra, sobre a falta de destaque para a presença de colágeno e ausência de conservantes e aromatizantes, entre outros itens.”
A partir disso, em novembro de 2015, ocorreram algumas modificações no produto. “Fizemos um novo leiaute para a embalagem, deixamos a barrinha mais macia e lançamos o sabor de kiwi.”
Atualmente, a barrinha de cereal está disponível em três sabores. São eles, kiwi, cacau e pêssego. “Após as mudanças, tivemos um retorno bem significativo e percebemos que o nosso produto está mais atrativo nos lugares em que está exposto.”
Expansão
Nos pontos de venda em que já existia a comercialização da Mee foi percebido um aumento de 50% no volume de vendas. Por meio das pesquisas, os clientes consideram “bom ou muito bom”, com uma média de 92% - antes eram 80%. “Estamos muito satisfeitos com tudo o que está acontecendo, por isso, queremos lançar, até o fim deste ano, mais três novos sabores da barrinha de cereal.”
As novas unidades serão feitas sem glúten e sem lactose, com o mesmo conceito dos sabores já existentes. Além disso, será lançado o bolo de caneca, que estará disponível em cinco sabores. Para dar conta de toda a demanda, o empreendedor diz que se desdobra, e que as funções dentro da empresa estão bem divididas. “Eu fico mais com a parte administrativa e comercial, além da parte das viagens.”
Enquanto isso, Bianca cuida do marketing da empresa. Ela retorna os contatos feitos pelo site e redes sociais. “Estamos tendo bastante retorno dos nossos clientes por meio da compra on-line, e isso é muito positivo. São pessoas de diversas regiões do Rio Grande do Sul, do Pará, São Paulo, Ceará, entre outros. A Mee não para de crescer.”
Texto: Carolina Gasparotto

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.