04/08/2017

Alexandre Chaves, o "Menudo"

Escolinha de futsal incentiva mais esporte

Por mais saúde
Escolinha de futsal incentiva mais esporte
Alunos têm a oportunidade de praticar uma atividade física no turno oposto ao das aulas
Fazer uma atividade física é essencial para o desenvolvimento de um adolescente. Motiva o corpo e a mente, e aliados a isso, a educação e o ensino. Pensando nisso, o Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) desenvolve, desde 2010, o Projeto Escola de Futsal Ceat.
Conforme o professor Alexandre Azambuja Chaves, o “Menudo”, a proposta do projeto é promover aulas da modalidade no turno oposto ao da escola regular, com possibilidades de desfrutar uma das atividades “optativas”, extraclasse, em que o aluno escolhe o que quer fazer. “É essencial que o aluno escolha essa atividade e não que seja algo imposto. Isso fará com que o desenvolvimento de ambos seja mais produtivo.”
Dessa atividade, podem participar todos os alunos matriculados na escola: crianças, adolescentes e jovens, dentro da faixa etária proposta para o ano, segundo a inscrição.
Para Menudo, a Escola de Futsal também propicia avanços na aprendizagem pedagógica, fortalecendo a formação de professor para atividades de esporte educacional. “Proporciona situações de vivenciar o esporte aliando valores educacionais ao desenvolvimento humano. As ações são originadas no colégio, que envolvam os alunos, professores, funcionários e pais dos participantes.”
Para desenvolver ainda mais o projeto, houve interesse de participação em competições oficiais, em anos anteriores, no município de Lajeado. Um deles foi o Campeonato Piá. Contudo, foi um evento planejado, mas não saiu do papel, e, hoje, os praticantes da escolinha disputam apenas jogos amistosos, com outras escolas da rede.
Não há destaques, visto que não há competições, mas, segundo o professor, todos os alunos que buscam evoluir nas posturas educativas, nas técnicas, táticas e motoras são o destaque desse grupo.
Para participar das atividades não é preciso passar por avaliações. Somente depois de ingressar nas atividades começará um processo de avaliação, em tempo indeterminado, mas para uma progressão dentro da escolinha, de sua trajetória e do processo de aprendizagem (psico-físico-motora).
A formação de craques não é um dos objetivos específicos desse projeto. Contudo, Menudo explica que há vários destaques dentro do programa. Um deles é o limite de idade, que independe de fatores. Alunos menores ou maiores estão convidados a participar, visto que é importante que estejam no ambiente do esporte para criar hábitos saudáveis.
Objetivo geral
Promover o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens, com fator de formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida.
Saiba mais
O quê: Escola de Futsal
Onde: Colégio Evangélico Alberto Torres
Participantes: alunos matriculados
Como surgiu o projeto
O projeto foi desenvolvido pelo professor Chaves com base em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Educação Física da Univates, em 2012, com o tema “Um interesse na história e evolução do futsal no Brasil”.
Segundo Menudo, existem, hoje, duas versões sobre a origem do futsal no Brasil e diversas divergências, principalmente em relação às datas. A primeira versão, e a mais aceita, é que o surgimento do futebol de salão começou a ser praticado nos idos de 1940, por jovens frequentadores da Associação Cristã de Moços, de São Paulo, pela dificuldade de encontrar espaços físicos para a prática do futebol de campo, tendo como objetivo o divertimento e lazer nas horas de folga.
Na segunda versão, a prática do futebol de salão teve início no final da década de 1930, normas e regulamentos do futebol de salão escritos por Roger Grain, em 1936.
Chaves diz que houve modificações nas regras de jogo após o reconhecimento e de ser dirigido pela Fifa: a bola é um pouco maior; o jogo pode valer dentro da área; foram introduzidas faltas indiretas e faltas coletivas, com respectivas punições esportivas; e substituição sem parar o jogo.
“O futsal continua se desenvolvendo no mundo esportivo contemporâneo em que Brasil, Espanha, Paraguai, Argentina, Portugal e Itália são os países com mais difusão e mais títulos internacionais.”

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.