04/08/2017

Clairton Wachholz

Mais saúde e menos competição

Mais saúde e menos competição
Clairton conta que muitos questionam o porquê de a Univates competir pouco nas modalidades que oferece. Ele explica que, primeiro, a instituição construiu o complexo para os alunos, que hoje são aqueles que sustentam a instituição; segundo, o objetivo é oferecer esporte ligado à saúde do ser; e terceiro, porque, para fazer um esporte de rendimento, as despesas são altas e são necessários parceiros.
“Hoje, a Univates já tem um gasto alto para manter a estrutura funcionando e não teria como arcar com gastos para manter competidores. Até porque, não basta ter equipes para competir, mas sim ter equipes de qualidade, e isso é muito caro hoje.”
Conheça a estrutura do complexo
Ginásio da arena
Tem capacidade de abrigar quatro mil pessoas em seus 3,3 mil metros quadrados de ginásio poliesportivo. A quadra, com medidas oficiais, recebe competições de diversas modalidades como voleibol, basquetebol, handebol e futsal, além de aulas e treinos.
Ginástica olímpica
A ginástica olímpica é oferecida no terceiro ginásio do complexo. Com 1,2 mil metros quadrados de área, o local também conta com arquibancadas que podem abrigar até 200 pessoas, vestiários, sanitários e salas auxiliares.
Piscina
O prédio das piscinas tem duas piscinas: uma semiolímpica, com oito raias, apta para receber competições de nível internacional; e uma para realização de hidroginástica. Tem, ainda, arquibancadas, vestiários, sanitários, laboratórios e clínica para fisioterapia.
Estádio olímpico
O estádio olímpico é usado para o futebol e para diversas modalidades de atletismo olímpico. O campo de futebol é certificado pela Fédération Internationale de Football Association (Fifa), e a pista olímpica, pela Confederação Brasileira de Atletismo.
No momento, a destinação do estádio é para a comunidade acadêmica e ao programa Univates e Você.
Principais atividades oferecidas no complexo
Copa Univates
A Copa Univates/DCE é um evento interno da instituição que busca proporcionar momentos de lazer e integração entre os cursos de graduação, pós-graduação e técnicos. Nos últimos anos, vem recebendo incentivo maior da instituição para que mais alunos participem. Em 2016, são mais de mil alunos inscritos.
A copa tem oito modalidades: basquete, vôlei, handebol, futsal, futebol de campo, natação, atletismo e ginástica de trampolim. A mais envolvida é a de futebol, com 23 equipes, que tem seis meses de duração com duas rodadas por semana.
Joguem
Os Jogos Escolares do Ensino Médio (Joguem) oportunizam competições desportivas para as escolas de Ensino Médio das regiões dos vales do Taquari e do Rio Pardo e Serra Gaúcha. A competição tem o intuito de consolidar o relacionamento entre a Univates e as escolas participantes. Podem fazer parte das atividades estudantes com, no máximo, 18 anos completos, matriculados e frequentando o Ensino Médio no ano letivo vigente.
Academia
A academia tem mais de 300 metros quadrados e dois andares de estrutura. No momento, trabalha com a reabilitação para pessoas que sofreram algum acidente ou lesão osteomuscular, trabalho este realizado com auxílio da clínica de fisioterapia; preparação de atletas profissionais ou amadores, por meio de trabalho específico, conforme a modalidade esportiva desejada; e no alongamento passivo, para pessoas com certa dificuldade de flexibilidade, levando em consideração que a baixa flexibilidade na região lombar, por exemplo, combinada com pouca força/resistência muscular abdominal, são responsáveis pelas lombalgias (dores na região lombar).
Corrida monitorada
A corrida visa, principalmente, o aumento da capacidade cardiorrespiratória, redução de massa gorda, controle da pressão arterial e diminuição dos riscos de doenças cardíacas. O acompanhamento é individual e feito por um profissional ligado à academia.
Pilates
A estrutura para o Pilates também recebeu melhorias, entre elas, a compra de novos equipamentos que proporcionam maior variedade de exercícios, além disso, dois novos espaços amplos e com leiaute moderno.
As aulas de Pilates são oferecidas de forma individual e em dupla. Além do atendimento tradicional, é oferecido novo método que trabalha a parte acrobática e aérea do Pilates, denominado New Pilates.
Fonte texto: Carine Krüger

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.