04/08/2017

Complexo Esportivo da Univates

Uma década dedicada ao esporte

Complexo Esportivo da Univates
Uma década dedicada ao esporte
Inaugurado em 2007, Complexo Esportivo da Univates completa dez anos de atividades
Lajeado – “O Vale do Taquari ficará marcado pelo antes e o depois do Complexo Esportivo da Univates. A intenção é tornar a região referência em projetos e eventos esportivos e culturais.” As palavras do então coordenador do complexo, Clairton Wachholz, o “Xis”, dias antes da inauguração, já davam a dimensão da representatividade que a estrutura teria para a região.
A data antecedia aquele que seria o primeiro grande evento esportivo no local. A partida entre as seleções Brasileira e Uruguaia de Basquete foi motivo de lotação das arquibancadas. Aliás, essa não foi a única vez que o basquete arrastou multidões ao complexo. Os jogos do pentacampeonato gaúcho e do Novo Basquete Brasil (NBB), disputados pelo Univates/Bira, também são lembrados pela circulação de inúmeros torcedores.
Nesses dez anos, o local acolheu o hexacampeonato da Avates, além dos confrontos integradores da Copa Univates, do Joguem e a preparação de atletas para as Olimpíadas. Com o crescimento da estrutura, o esporte regional também apresentou outros números. Equipes como o Lajeadense e a Alaf ganharam força no cenário nacional e desfrutaram a estrutura para a realização de treinos e partidas oficiais.
Mas não é só de esporte que as lembranças são feitas. O local foi palco de shows e atrações culturais, como o espetáculo Tholl e a Ospa, além de receber cerimônias de colação de grau. Também sediou o evento CRIExp.
O espaço foi precursor da ginástica na região. Apresentou para o Vale um esporte até então pouco conhecido e que, agora, é responsável por levar o nome da universidade para outras partes do mundo. Inicialmente, além da ginástica, eram oferecidas atividades de natação, academia e pilates. Agora, com a construção do Estádio Olímpico, esse leque aumentou e, hoje, já soma mais de dez modalidades.
Mais de 600 mil pessoas passaram pelo complexo nesse período.
A visão de quem passou pelo complexo
“Se olharmos para trás, vamos enxergar diversos triunfos que foram conquistados ao longo desse período. Isso só foi possível porque teve alguém que acreditou que o esporte poderia movimentar a região de uma forma mais saudável. Ficamos muito felizes por proporcionar essa relação entre o esporte e o Ensino Superior. Em 2007, quando vim para cá, encontrei uma estrutura incrível, que estava localizada praticamente no meio do mato. Uma estrutura de ponta, que foi capaz de transformar o esporte na região.” Marcos Minoru, treinador da equipe de ginástica.
“Comecei a fazer ginástica na Univates em 2008, com apenas 8 anos, por incentivo de minha mãe. Como sempre, gostei muito de esportes e vivia fazendo estrelinhas. Me encontrei na ginástica, mas, agora percebo todo o crescimento que eu tive dentro do esporte. É possível relembrar minha participação em todos os campeonatos e viagens, que me proporcionaram experiências incríveis. Sei que nada disso teria se concretizado se não existisse o comlexo.” Isadora Uhry, ginasta da Univates classificada para o Campeonato Mundial de Trampolim.
“Minha ligação com o complexo iniciou-se em 2005, antes mesmo de ele estar finalizado. Como estagiária do centro de Treinamento e Avaliação Esportiva (Cetae), pude acompanhar toda a idealização do projeto. Hoje, atuando como responsável pela academia, pelas atividades de pilates, funcional e corrida, posso afirmar que tenho muito orgulho de trabalhar aqui. Já tive oportunidades de sair, mas não me vejo longe do complexo. Considero-o como parte da minha vida e, se por algum motivo precisasse sair, eu perderia um pedaço de mim.” Janine Giovanella, funcionária do complexo.
“No conjunto de investimentos que a Univates realizou a partir do ano de 2000 para ser Universidade, houve alguns voltados à área da saúde. Foi um processo orgânico e sistemático. Seria natural investir no complexo esportivo e queríamos, então, que ele fosse diferenciado, dentro de padrões internacionais, como a piscina semiolímpica, as quadras nos contornos ideais e as cabines de imprensa dentro dos padrões, por exemplo. A importância desse espaço se dá em qualificar o segmento da saúde vinculado à prática esportiva, além de incentivar competições esportivas e como divulgação da própria instituição. Nunca imaginávamos que haveria tanta participação da comunidade.” Ney Lazzari, reitor da Univates.
“A vivência como gestor do complexo esportivo foi um marco na minha trajetória pessoal e profissional, trouxe um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma nova possibilidade. Estar à frente de um grupo de 25 funcionários e mais de 1,2 mil alunos necessita de muito empenho, dedicação e de uma reconstrução de profissional Xis, que proporcionou um crescimento pessoal. Sou muito grato à Univates e tenho muito orgulho de ser o gestor desse complexo, que é referência em níveis estadual e nacional. Clairton Wachholz, gerente do complexo esportivo.
Saiba Mais
Como forma de marcar a passagem dessa data, o Complexo Esportivo da univates realiza uma semana de comemoração. A programação começou na segunda-feira e se estende até sábado (6). Durante o período, a comunidade pode usufruir a estrutura disponível de forma gratuita.
Mais informações sobre o complexo esportivo podem ser conferidas no www.univates.br/complexo
Fonte texto: O Informativo do Vale

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.