04/08/2017

Vinicius Dullius

Audax Randonneurs: é audácioso ir até o final

Ciclismo
Audax Randonneurs: é audácioso ir até o final
O Audax é uma modalidade do ciclismo que desafia os praticantes a percorrerem longas distâncias por um determinado tempo
Os amantes de ciclismo, esporte e também de enfrentarem desafios tem uma opção motivadora no Vale do Taquari. Ciclistas treinam todas as semanas para provas de Brevet Audax Randonneurs. Um esporte relativamente novo na região que atrai cada e vez mais adeptos.
Em Lajeado, um grupo de ciclistas se encontra todas as terças e quintas-feiras às 19h no Parque Professor Theobaldo Dick para percorrerem mais de 30 quilômetros de bicicleta. A maioria dos integrantes se prepara para as provas de Audax, mas há também muitos iniciantes da modalidade.
A modalidade não é uma competição, mas um esporte que visa enfrentar o desafio de driblar o seu próprio limite percorrendo até o fim o percurso a quilometragem pré-definida, que vai de 100 km até 7 mil km em outros países.
Vinicius Dullius (21), de Cruzeiro do Sul, é um dos praticantes. Duas vezes por semana ele vem com a bicicleta até Lajeado para se integrar ao grupo de ciclistas. Vinicius deixou os campos de futebol por um problema no joelho e encontrou no Audax uma nova forma de se exercitar sem prejudicar sua dificuldade física.
E mesmo que tenha começado há poucos meses nesta nova atividade já arriscou no começo do mês de maio uma prova oficial de Audax brevet 300 km. Ele foi da cidade de Bagé até o Uruguai de bicicleta. Saiu às 22h e chegou ás 14h do dia seguinte. "É incrível, desafiante e empolgante. Saber que você consegue e pode percorrer toda esta distância é muito bom. Sem contar que sou iniciante. Isso mostra que muitos podem, basta arriscar."
Dullius diz que é preciso ter cuidado ao treinar e sempre usar os acessórios de proteção do ciclista. Ele sugere que interessados se integrem ao grupo. "Andamos juntos à noite para termos mais segurança contra assaltos e também contra os motoristas. Muitos fazem brincadeiras que vão atirar o carro para cima do ciclista. Isso é uma falta de respeito."
Juntos o grupo, além da segurança, cria um vínculo de amizade e ainda auxilia em dúvidas frequentes.
Material para participar
- Bicicleta adequada para estrada e velocidade
- capacete
- iluminação frontal e traseira
- luvas
O que é o Audax
A modalidade Randonneuring é tão ou mais antiga quanto o Tour de France: remonta ao final do século XIX, quando grupos de ciclistas Italianos e Franceses completaram longas distâncias, com um tempo máximo determinado ou velocidade média específica. No Brasil, Austrália e Reino Unido a modalidade é conhecida como Audax, que também remonta ao significado em latim "audacioso".
Ao longo da década de 1920, foram sendo estabelecidas as distâncias comuns a serem percorridas: 200, 300, 400 e 600 km. Na década de 30, pedalou-se pela primeira vez por ciclistas não-profissionais (ou seja, de forma não-competitiva) os 1.200km do Paris-Brest-Paris, percurso dos mais célebres da randonagem mundial.
Acima dos 1mil km, há percursos de 1,2 mil km, 1,4 mil km, 2 mil km e até 7 mil km. São os Les Randonneurs Mondiaux ou LRMs. Eles têm pré-requisitos específicos, sendo um dos mais comuns o cumprimento da série Super Randonneur – brevetar no mesmo ano os 200, 300, 400 e 600km. Em qualquer lugar do mundo, por qualquer clube.
Os resultados são homologados pelo ACP (Audax Club Parisien) em nível internacional e Randonneurs Brasil, em território brasileiro. Os regulamentos primam pela recomendação de que os ciclistas devem buscar a autossuficiência e de que os Brevets não tem qualquer cunho competitivo. O desafio é pessoal e contemplativo. Aos organizadores não é obrigatória nenhum tipo de estrutura física.
Os organizadores são meros facilitadores do registro comprobatório de que o ciclista cumpriu determinadas distâncias no tempo e regras estabelecidas. Não há obrigação do organizador de sinalizar o caminho, tampouco oferecer resgate para quem "cansou" ou quebrou equipamento.
Porém, os organizadores brasileiros, em grande parte, oferecem algumas estruturas para facilitar a vida do ciclista pelo caminho: água, frutas, pontos de controle que registram o tempo e orientam sobre o caminho a percorrer.
Tempo limite para percorrer
200 km em 13h30min
300 km em 20h
400 km em 27h
600 km em 40h
100 km em 75h
Saiba mais
O que: Treinamento para Audax
Onde: Parque dos Dick em Lajeado
Quando: todas as terças e quintas às 19h
Fonte texto: Carine Krüger

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.