08/08/2017

Cristiano Cezar, o "Esquerdinha"

O Bola Cheia que chuta com a “esquerdinha”

O Bola Cheia que chuta com a “esquerdinha”
Ele é o dono do gol mais famoso do futebol amador da região. Cristiano Cezar balançou a rede com um chute dado do meio-campo, e vídeo foi enviado ao Fantástico
Ele foi ousado, corajoso, mas, acima de tudo, talentoso. Nem no pensamento mais otimista, Cristiano Cezar, 38 anos, o “Esquerdinha”, imaginou que o seu gol, marcado do meio-campo, na final do Campeonato Municipal de Lajeado, em 2008, com a camisa do União de Carneiros, seria visto em rede nacional, durante o quadro Bola Cheia, do Fantástico. Os minutos de fama duraram pouco na televisão, mas, para sempre, o jogador será lembrado pelo fato, que o enche de orgulho.
Esquerdinha diz que viveu momentos de extrema alegria no Rio de Janeiro, durante sua participação no programa da Rede Globo. “Meu gol foi filmado e mandei para o Fantástico, sendo escolhido o Bola Cheia. Fui para o Rio, joguei no Maracanã com os demais escolhidos e ainda marquei um gol. Foi inesquecível.”
O jogador diz que registrou cada momento vivido na Cidade Maravilhosa e guarda com muito carinho a camisa do Bola Cheia, bem como a camisa do União de Carneiros, autografada pelo apresentador do quadro, Tadeu Schmidt. “Em todos os lugares em que vou, alguém sempre fala do gol e da minha participação no Bola Cheia.”
Mas, antes e depois dos momentos de fama, Esquerdinha sempre esteve presente no futebol amador da região e também nos campeonatos de minifutebol do Clube Tiro e Caça (CTC) e Clube Esportivo Sete de Setembro, além dos jogos no salão e de beach soccer, no qual, possui vários títulos (veja o quadro). “Acredito que o gosto pelo futebol nasceu comigo.”
Prova disso é que, com apenas 2 anos de idade (foto), o menino chutou, pela primeira vez, uma bola, e já com o pé esquerdo, originando, mais tarde, o seu apelido. “Sempre acompanhado do meu pai.” Tempos depois, Esquerdinha arriscava uns dribles em partidas próximo à sua casa e também na escola. “As brincadeiras eram sempre com bola”, recorda.
Logo após, o garoto disputou as primeiras edições do Campeonato Piá, além de treinar no campo do São José, no Centro da cidade. “Morava perto do campo, então, estudava de manhã e jogava à tarde.” Acostumado a desempenhar a função de meia-atacante desde os tempos de moleque, Esquerdinha possui vários gols em sua carreira, mas nunca parou para contar quantas vezes balançou a rede. “Não faço ideia, mas são muitos (risos).”
A vida agora
Esquerdinha trabalha, há muitos anos, como vendedor na Valecross e, nos fins de semana, se dedica aos campeonatos de minifutebol do CTC e Sete. Em ambos, veste a camisa do Galera. “Neste ano, o time completa 20 anos. Destes, faço parte de 18.” Na sua opinião, futebol é qualidade de vida e é encarado como um hobby e um momento de estar entre amigos. “Várias amizades que fiz no futebol mudaram a minha vida.”
Muito apegado à família, Esquerdinha diz que já realizou o seu sonho, que foi o nascimento do filho Leonardo. “Admiro muito a minha família. Minha mãe Marilei, pela criação que me deu; meu pai Enio, por me acompanhar e me incentivar no futebol; minha esposa Fabíola, pela mulher que é e pelo filho que temos, e muitas outras pessoas que me ensinam a cada novo dia.”
Times e títulos
Futebol amador
União de Carneiros - três vezes campeão municipal
Olarias - campeão regional
Campestre - campeão municipal e campeão da Copa Vale do Sampaio
Juventude de Conventos - campeão da Copa Integração
Cruzeiro de Nova Santa Cruz - campeão da Copa Vale do Sampaio e campeão regional
União de Estrela - campeão municipal
São Roque de Boqueirão do Leão - campeão municipal
Futebol sete
Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) - campeão sul-brasileiro
Galera, Cos’Mano e Alcatraz (Sete de Setembro) - dez títulos na Primeira Divisão
Atlanta e Galera (CTC) - dois títulos na Primeira Divisão
Cosmos (CTC) - dois títulos na Segunda Divisão
Galera (CTC) - um título na Segunda Divisão
Cos’Mano (CTC) - um título na Terceira Divisão
*Também atuou no Jardim do Cedro, Inter de Conservas, São Cristóvão, São Bento, Montanha, São José (Zequinha) em Lajeado; Tamoio, em Cruzeiro do Sul; Canarinho, em Canudos do Vale; Esporte Clube Encantado, na cidade de mesmo nome, todos no futebol amador. Já no Bolamar, defendeu a equipe Cos’Mano. No CTC, além dos times já mencionados, jogou no Cosmos, Só Bala e Coroas Mirim.
Texto: Carolina Gasparotto

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.