09/08/2017

Florindo Ghidini

Há 30 anos preparando jogadores


Futebol profissional
Há 30 anos preparando jogadores
Da vasta experiência de Florindo Ghidini (55 anos) como preparador físico, estão cinco passagens pelo Esporte Clube Lajeadense
Um dos principais nomes da história da preparação física dos jogadores do Alviazul é Florindo Ghidini, 55 anos. Com cinco passagens pelo clube, que, somadas, representam 19 anos, deixou muitas marcas pela cidade. Atualmente, está preparando o time do Sergipe, que disputa a Série D do Brasileirão, um dos principais campeonatos do país.
Ghidini é natural de Lajeado e ainda tem sua família morando na cidade. Ele conta que desde pequeno gostou de jogar futebol, independentemente se era campo de grama ou de terra. Atuou de 1976 a 77 no time dos juniores do Lajeadense e logo integrou o quadro profissional. “Fiz toda a pré-temporada com o professor Chaveco. Joguei alguns amistosos e, quando ia começar a competição, tive que ir para o quartel.”
Essa interrupção, para se juntar às forças militares, prejudicou sua carreira como jogador de futebol e, quando voltou, teve espaço apenas no amador em Lajeado.
Mas isso não o fez desistir da paixão pelo futebol. Em 1985, Ghidini passou no vestibular para Educação Física, incentivado pela sua esposa, na época ainda namorada, que também fazia o mesmo curso, em Santa Cruz do Sul.
Esse avanço e tomada de decisão fizeram com que Ghidini mudasse o rumo de sua vida e voltasse a trabalhar com uma de suas paixões: o futebol. Um ano depois de estar na faculdade, em 1986, já foi contratado pelo Lajeadense como preparador físico dos atletas. Trabalhou com o técnico Ivo Wortmann, e, no primeiro semestre do mesmo ano, foram juntos para o SER Caxias, no Campeonato Brasileiro. Em 1987, se transferiu para o E.C. Avenida, e segue até hoje, com 30 anos de profissão, buscando as melhores oportunidades em clubes do Estado. “O Lajeadense foi o clube em que mais trabalhei. Saí e voltei cinco vezes. É meu time de coração. É minha segunda casa.”
Segundo Ghidini, a projeção que ele teve no futebol foi graças ao Alviazul. Com o time, ganhou títulos como em 1998, da Copa Abílio Reis; em 2010, vice-campeão da Série B; e em 2011, vice-campeão da Copinha. E diz que além da história, segue fazendo muitos amigos com o Lajeadense.
Para as crianças que sonham em ser jogador de futebol, Ghidini recomenda pensar positivo e buscar conquistar o objetivo. Diz que é importante sempre ter em mente o foco em ser jogador e trabalhar cada dia para ser o melhor. “Pense que hoje quer ser melhor do que ontem e faça tudo com perfeição. E jogue com alegria, não por obrigação. Quem trabalha na exaustão e não deixa que nada atrapalhe o foco, logo terá a recompensa.”
Fato marcante
Dois fatos o marcaram muito em sua trajetória como preparador físico. O positivo são os títulos conquistados com o Lajeadense, e o negativo foi a queda do Alviazul para a Segunda Divisão, neste ano.
Ghidini conta que foi contratado pelo clube uma semana antes do início da competição, sem poder trabalhar na pré-temporada. “Isso me deixou muito triste. Um clube como o Lajeadense precisa estar sempre na elite do Gauchão. Espero que consigam montar um time forte para subir em 2017.”
Ser preparador físico
Para o profissional, em primeiro lugar, um preparador físico deve ter a convicção do que estudou e aprendeu na universidade e, depois, colocar o conhecimento em prática. “Recebemos uma metodologia e temos que aperfeiçoá-la constantemente para melhorar o nosso desempenho a cada dia.”
Ele diz que o melhor preparador trabalha com a percepção dos atletas. Diz que é preciso ter em mente que os profissionais dessa área são obrigados a trabalhar em alto nível para que consigam desenvolver e ter um rendimento superior.
Sua inspiração
Ghidini diz que sua inspiração nessa profissão é buscar conhecimento e transmiti-lo para o atleta. Assim, ele confiará e acreditará no trabalho e saberá que vai crescer no dia a dia. “É gratificante ajudar atletas a buscarem o sonho de jogar em clubes grandes. Isso nos deixa emocionados e empolgados a seguir sempre em frente.”
Dicas para ter um bom preparo
- 1º Trabalhar sempre 100%;
- 2º Alimentar-se corretamente;
- 3º Descansar (dormir oito horas por dia);
- 4º Buscar sempre a perfeição.
Clubes pelos quais passou
- 1986 pelo Lajeadense
- 1986 pelo SER Caxias
- 1987 pelo Esporte Clube Avenida
- 1988 pelo Estrela Futebol Clube
- 1990 a 1996 pelo Lajeadense
- 1997 pelo Futebol Clube Guarani
- 1997 pelo Internacional
- 1998 a 2005 pelo Lajeadense
- 2006 pelo 15 de Campo Bom (Gauchão e Copa do Brasil)
- 2007 e 2008 pelo Porto Alegre Futebol Clube
- 2008 pelo Sapucaiense
- 2009 a 2012 pelo Lajeadense
- 2013 pelo Ypiranga
- 2014 pelo Brasil de Farroupilha
- 2015 pelo Esporte Clube Cruzeiro
- 2015 pelo SER Caxias (Série C do Brasileirão)
- 2016 pelo URT Minas Gerais
- 2016 pelo Lajeadense
- 2016 pelo Sergipe (Série D do Brasileirão)
Fonte texto: Carine Krüger

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.