09/08/2017

Jefferson Martinez

Da obesidade para o alto rendimento em maratonas

Superação na vida
Da obesidade para o alto rendimento em maratonas
Jefferson Martinez emagreceu 40 quilos e é considerado um exemplo como atleta no Vale do Taquari. Ele percorre mais de 185 quilômetros por semana, nos treinos
O maratonista e educador físico Jefferson Martinez, 39 anos, de Lajeado, é exemplo como atleta e como homem determinado. Há dez anos, ele largou a vida sedentária, cheia de problemas de saúde, emagreceu 40 quilos e se tornou um esportista e ultramaratonista, com saúde, que bate recordes em corridas na região.
Muito mais do que subir em pódios, seu desafio diário é enfrentar e superar as próprias metas e, como todo atleta, quer evoluir e sonha com desafios sempre maiores. A distância, assim como para a maioria dos corredores, faz seus olhos brilharem e se torna quase um olimpo da corrida.
Quem conhece Martinez sabe o cara pra cima e motivador que é, em especial com suas alunas, que recém começam nas atividades físicas. O passado dele e sua superação são um estímulo a mais para as iniciantes seguirem adiante nas metas do esporte.
Martinez é considerado um ultramaratonista - percorre 42 quilômetros de distância sem parar em um tempo de duas horas e 41 minutos. Para chegar a esse ponto, ele treina muito todos os dias. Além de educador físico em uma academia, o atleta acorda cedo para correr. Por semana, são, em média, 185 quilômetros de estrada percorrida, ou seja, a mesma distância entre Lajeado e Cruz Alta.
Segundo ele, quem começa a correr aos poucos melhora o fôlego, baixa os tempos, avança na quilometragem e, quando vê, se torna um corredor. “Bastam determinação e persistência. Sou um pouco teimoso, e isso me ajudou bastante.”
Ele diz que prefere correr em estrada de chão porque a pisada fica mais macia do que no asfalto, sendo uma superdica para iniciantes. Além disso, um maratonista precisa ter um bom tênis, roupa esportiva, cuidados na alimentação, preparo muscular e resistência física diferenciada. “Treine antes de participar de uma maratona. Não basta chegar lá e só correr.”
O atleta participa de maratonas e rústicas por todo o Estado, principalmente das das cidades do Vale do Taquari. Mas um grande objetivo é correr uma ultramaratona fora do Estado. Para isso, diz que precisa de ainda mais treino e de um patrocinador, o que hoje, na cidade, é quase impossível.
De gordo para magro
Da vida sedentária, Martinez quer esquecer no momento, por isso, não entra em detalhes. Contudo, garante que um dia deixará de lado a vergonha que sente do passado e pretende escrever um livro. O que tem para nos contar é sobre a superação e o que fez para driblar todos os obstáculos da gula.
“Eu simplesmente sentia vergonha de ser gordo. Pesava 112 quilos e, de um dia para o outro, disse para minha mulher: ‘Vou emagrecer’.” A partir daí começou sua saga.
Como descobriu o esporte
Para emagrecer, além de uma alimentação restrita e mais saudável, em que teve de eliminar doces, frituras e bebidas alcoólicas, Martinez decidiu que faria uma atividade física, já que era sedentário. Sua opção foram corridas diárias. Começou com 125 metros e, aos poucos, aumentou a distância. Em dois meses, conseguiu eliminar 18 quilos. “Eu amava comer. Aí, então, quando estava com fome, ia correr.”
Jefferson conta que era hipertenso e, inclusive, estava monitorando o coração. Tomava dezenas de medicamentos por semana. Hoje, salienta que seu único remédio são muita água e esporte.
Como correr uma maratona
A corrida de maratona é um esporte que agrada a pessoas de todas as idades. Alguns dedicam o dia inteiro treinando para uma maratona, mas a maioria procura encaixar os treinos em meio às atividades do dia a dia e às obrigações do trabalho.
A fim de se preparar para correr a primeira maratona é preciso seguir alguns preparos básicos. Veja algumas dicas:
- Adquira um preparo físico mínimo orientado por um médico
Não tente iniciar uma corrida sem estar preparado para ela. Se você não consegue correr, caminhar, andar de bicicleta ou fazer qualquer outra atividade aeróbica por pelo menos 30 minutos, você terá que trabalhar isso primeiro antes de planejar qualquer programa de treino. O primeiro passo é pedir ao seu médico uma avaliação física e explicar suas intenções antes de começar a treinar para uma maratona.
- Adquira os equipamentos apropriados para o treinamento
O mais importante é o acessório para os pés. Os tênis devem dar suporte e proteger o pé. Meias: a maioria dos maratonistas prefere usar meias para absorver o suor durante a corrida e para evitar atrito com os tênis. Boné: não corra sem boné. Roupas: a roupa precisa ser adequada ao clima em que você está treinando. Óculos escuros: é recomendável usar óculos escuros, de forma a proteger os olhos dos raios UV.
- Adote um estilo de corrida adequado a você
Antes mesmo de começar os treinos, avalie sua postura e procure fazer as coisas certas desde o início. Não há apenas uma postura correta para seguir, mas procure ficar relaxado e manter o tronco ereto e a coluna reta. Durante a corrida, mantenha os braços soltos e paralelos ao corpo; evite trazê-los ao tórax ou movê-los da esquerda para a direita, pois isso limita a respiração. Preste atenção no pescoço e ombros - se estiverem tensos, eles atrapalharão a corrida. Procure relaxar quando estiver correndo, e você terá um estilo de corrida muito mais suave.
- Preparação
Trace rotas fáceis no início e evite inclinações ou qualquer coisa que dificulte a corrida ou cause desconforto. Prefira corridas curtas para seu corpo acostumar com a sensação de correr.
Fonte texto: Carine Krüger

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.