09/08/2017

Felipe Diego Cardoso, o “Mendigo”

“MendiGooooool” é o grito quando ele balança a rede

“MendiGooooool” é o grito quando ele balança a rede
Felipe Diego Cardoso, o “Mendigo”, joga futebol desde os 5 anos. Ele sonhava com a profissão, mas foi no amador que todos conheceram suas habilidades com a bola
Ele não nega que gosta de balançar a rede, mas garante que um bom jogador é aquele que pensa no coletivo e, na dúvida, é melhor deixar o colega de time “pifado”. Essa é a filosofia do meia-atacante Felipe Diego Cardoso, 26 anos, o “Mendigo”. Natural de Lajeado, ele teve o primeiro contato com a bola quando tinha apenas 5 anos. Na época, a turminha da rua de cima jogava contra a rua de baixo, no Bairro Jardim do Cedro. A grama do campo foi plantada pelos próprios meninos, assim como as goleiras, feitas de madeira.
No colégio, ele era conhecido por “Grilo”, por sempre imitar o barulho do inseto. Mas foi aos 13 anos que um novo apelido realmente “pegou”. “Meu irmão fazia coleção de maços de cigarro. Um dia, estava caminhando pelo bairro e encontrei um jogado, juntei do chão e falaram que eu parecia um mendigo (risos).” Como o garoto não gostou da brincadeira, logo o apelido ficou conhecido por todos. “É sempre assim, basta fazer cara feia que todo mundo começa a chamar.”
O tempo passou, a infância bem aproveitada deu lugar ao sonho de se tornar um jogador profissional de futebol. “Até meus 18 anos, tinha esse sonho. Não aconteceu, mas me sinto realizado no futebol amador.” Dos 14 aos 16 anos, Mendigo jogou na escolinha do Rui Barbosa. As partidas ocorriam nos campos dos bairros Jardim do Cedro e Montanha.
Entre 15 e 16 anos, ele atuou no time aspirante do Jardim do Cedro, no Campeonato Municipal. “Foi nesse período que me identifiquei no campo como meia-atacante. Gosto de criar as jogadas, dar passes precisos, deixar meu colega na cara do gol, mas também fazer o gol.”
No time de aspirantes, o jogador também atuou no Delfino Costa, pelo Regional Série B. “Foi em 2010 que joguei, pela primeira vez, como titular da equipe, sendo escolhido a revelação do campeonato, com a camisa do Delfino Costa, no Municipal de Lajeado.” No mesmo ano, Mendigo vestiu a camisa da SER São Cristóvão, no Campeonato Regional, categoria aspirante. “Lembro que fiz o gol da vitória contra o União de Carneiros.”
Em 2011, foi vice-campeão regional com o Internacional de Conservas. Em 2013, campeão com os aspirantes do União de Carneiros, no Regional; e vice-campeão no Municipal de Marques de Souza. No ano seguinte, no time principal, vestiu a camisa do Estudiantes no Regional e perdeu a semifinal para o União de Carneiros. Já no Municipal do mesmo ano, Mendigo ficou com o troféu de vice-campeão, quando defendia as cores do Igrejinha.
No ano de 2015, o atleta foi campeão do Municipal de Lajeado com a SER São Cristóvão. No Regional, não teve tanto êxito, e o seu time, Olarias, saiu do campeonato nas quartas. Este ano, Mendigo disputou o Municipal com o União de Carneiros e ficou com o troféu de vice. No momento, disputa o Regional com a SER São Cristóvão.
Minifutebol e futsal
No Clube Tiro e Caça, Mendigo sempre vestiu a mesma camisa. “Comecei a jogar no CTC em 2011, no Coroas Mirim/Charrua, e é com quem estou até hoje.” Com o time, foi campeão em 2013 e vice em 2014, ambos na Primeira Divisão do Campeonato Interno de Minifutebol. Já no Clube Esportivo Sete de Setembro, o jogador atuou no Polêmicos, em 2012, quando foi campeão da Segunda Divisão; em 2014, no Alcatraz, ficando até 2015, quando saiu vendedor do torneio de verão. Neste ano, ele veste a camisa do Galera.
No futsal, o jogador também tem boas lembranças. Jogou em 2014 o Estadual Série Bronze, com o Penharol de Arvorezinha; foi vice-campeão no torneio em Languiru, Teutônia; e campeão no Pituca, em Arroio do Meio, nos anos de 2014 e 2016, além de ter sido o goleador em 2015, período em que o seu time ficou com o 3º lugar.
Mendigo foi campeão com o Coorevat, em 2015, no Cafusal, em Lajeado, e no mesmo ano também vestiu a camisa do Rei da Carne, no Campeonato Cristo Rei, em Estrela; além do Tiafirma, em Marques de Souza.
Ronaldinho Gaúcho como referência
Fã do futebol de Ronaldinho Gaúcho, em época de decisão nos campeonatos de que participa, Mendigo rende-se ao trabalho apresentado em campo daquele que tem como referência. “Olho os vídeos dele como motivação.” Além disso, o jogador diz que toda a família tem alguns rituais. “Os almoços de domingo sempre são pensando no meu jogo. Meu pai sempre diz para cuidar com a bebida, e a minha mãe sempre pede gols.”
Já no período que antecede os confrontos, o jogador procura manter o foco, com reforço na musculatura duas a três vezes por semana, principalmente para os joelhos, e academia duas vezes por semana. “Tento sempre dar o meu melhor em tudo o que faço. Quando me comprometo, levo a sério. Dou uma segurada em tudo, porque sei qual é a prioridade.” Mendigo, com poucas lesões em seu histórico, diz que, para qualquer jogador, o pior momento é quando não é possível treinar. “Quem realmente gosta de futebol quer jogar sempre.”
Mendigo diz que seus pais, Luís Felipe e Elisabete Cardoso, são seus maiores incentivadores. “Eles sempre procuram estar presentes nos meus jogos. Um é sempre certo que vai.” O atleta diz que em casa foi uma sequência, pois o gosto pelo futebol começou com o irmão mais velho, Luís Rafael Cardoso, 30 anos. “Agora, coloco um pouco do meu sonho de ser jogador profissional no meu irmão mais novo (Thiago Henrique), que tem 15 anos.”
O hoje e o amanhã
Quando não tem compromisso com os times com quem assina ficha, o jogador diz que não é hora de descansar, pois, há nove anos, atua no Futebol Clube Quarta, às 20h. “É o time dos amigos do peito, aquele grupo que cresceu junto.” Já aos sábados, quando não há rodada nos clubes sociais de Lajeado, ele atua no Strapa (veterano) e no Kitufo. “Difícil não viver o futebol, pois tem as partidas na televisão, às quais eu sempre assisto, além daquela conferida no Cartola para ver o desempenho dos meus atletas.”
Mendigo diz que em todos os lugares que vai, faz novas amizades por intermédio do futebol. “Na praia, também temos um grupo que joga. Futebol é um compromisso, um lazer, algo que me realiza.” Ele garante que o esporte proporciona conhecer todos os tipos de pessoa. “Temos um exemplo muito positivo no amador de Lajeado, que é a motivação do União de Carneiros e da SER São Cristóvão.”
O atleta diz que irá jogar enquanto seu corpo permitir. Paralelamente ao hobby, Mendigo trabalha como vendedor na Casa das Fechaduras e diz que entre os seus objetivos de vida está formar uma família com a namorada, Greice Mealho. “Quero ter três filhos, ser um pai bastante presente, brincar com eles e, é claro, jogar bola.”

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.