10/08/2017

Natação para bebês

Aulas de natação para bebês têm muitos benefícios

Natação para bebês
Tibum-chuá: amor pelo esporte e pela água
Aulas de natação para bebês têm muitos benefícios. Na piscina da Univates, atualmente, tem 48 crianças matriculadas
Sentir a água batendo no corpo como se estivesse dentro da barriga da mãe. Essa é a primeira sensação de um bebê quando é posto dentro de uma piscina e é justamente por isso que é tão recomendado por médicos e terapeutas. O bebê já é adaptado ao meio líquido desde a gestação e, por isso, é capaz de executar diversos movimentos natatórios, demonstrando uma série de reflexos, comuns na primeira infância. No projeto de Natação de Bebês, da Univates, em Lajeado, há 48 crianças matriculadas.
A criança, principalmente, em seus primeiros anos de vida, passa por um processo intenso de desenvolvimento e maturação. Até os 5 anos de idade, ela tem 90% de seu cérebro com capacidade para ser preparado para o futuro. A natação auxilia e estimula todo esse desenvolvimento.
Os movimentos que o bebê é capaz de fazer dentro na água vêm por meio de estímulos exteroceptivos, ou seja, atividades que busquem facilitar o desenvolvimento dos órgãos sensoriais das crianças, como o tato, a audição, o olfato e a visão. Para melhorar ainda mais o desempenho, a música faz parte das aulas, pois estimula a memória e aumenta o vocabulário significativamente.
De acordo com Clairton Wachholz, coordenador do Complexo Esportivo da Univates, onde são realizadas as aulas, a modalidade de natação para bebês foi criada no ano de 2008 na instituição. Conta que, na época, houve muitas solicitações para desenvolverem atividades no meio aquático para crianças menores. “Foi pensado o projeto; nossos profissionais participaram de cursos de aperfeiçoamento e demos início às atividades.”
As aulas são prioridade
Tibum-chuááá - essa frase é a mais ouvida quando se chega próximo da piscina de natação para bebês. Quando a professora diz essa frase, os pequeninos sabem que devem mergulhar e depois voltar à superfície. E isso tudo é feito com crianças até 2 anos de idade, ou seja, ainda bebês.
Todo esse aprendizado faz com que Lucas (1 ano e 7 meses), Nicolas (1 ano e 8 meses) e Bernando (1 ano e 4 meses) estejam craques em subir e descer as “rampinhas” da piscina. Seus pais Jerusa Lisboa Almeida, Tais Sivinski Sbaraini e Heinz Warken, respectivamente, acompanham todos os passos dos bebês dentro da água e garantem que as aulas, hoje, são prioridade na agenda deles.
Os pais contam que os bebês tiveram avanços consideráveis desde que ingressaram na modalidade e avaliam que é uma ótima opção de socialização das crianças, já que nenhuma delas vai à escolinha por enquanto.
Durante as atividades, a professora conversa, brinca e faz com que todos que estejam na piscina façam um circuito de exercícios, tudo focado no bebê. Cada gritinho de alegria ou novo feito é motivo de comemoração para cada um deles.
Os benefícios
E são inúmeros os benefícios que a natação proporciona aos bebês. Além de melhorar a coordenação motora, apresenta noções de espaço e tempo, prepara a criança psicologicamente e neurologicamente para o autossalvamento, estimula o apetite, aumenta a resistência cardiorrespiratória e muscular, tranquiliza para o sono e também previne várias doenças respiratórias.
Outro fator de extrema importância é a convivência social, o estreitamento dos laços com sua mãe/pai ou avós que o acompanham. Sem contar, o convívio social com coleguinhas, em que compartilha os brinquedos e o espaço.
Quando utiliza os brinquedos flutuantes, as crianças aprendem a se arrastar, engatinhar, caminhar, flutuar, mergulhar, bem como desenvolvem, também, os movimentos dos membros inferiores e superiores.
O que o bebê desenvolve
- percepções de espaço físico no meio aquático;
- coordenação motora;
- estímulo das capacidades psicomotoras e cardiorrespiratórias;
- tônus muscular;
- o equilíbrio no meio aquático e sobre os materiais flutuantes.
Pré-requisitos
Para participar das aulas, o bebê deve ter idade entre 6 meses e 2 anos e 11 meses.
Como funciona
As aulas têm duração de 30 minutos e seguem uma organização dirigida, em que os estímulos são musicais e visuais. Por meio de brincadeiras, as atividades lúdicas se desenvolvem, e, dessa forma, o aprendizado acontece.
Materiais necessários
Maiô, sunga ou calção para banho, touca e toalha.
Dias e horários das aulas
Segundas: 17h45min | 18h15min
Quartas: 17h45min
Sextas: 15h45min | 16h15min
Sábados: 9h
Rotina é fundamental
Manter uma rotina é fundamental para toda criança, e é isso que as professoras de Educação Física que acompanham cada etapa do processo do bebê orientam sempre. Assim, a criança cresce com a disciplina de horários.
Fonte texto: Carine Krüger

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.