10/08/2017

Balaios Moto Clube

Motociclismo de estrada também atrai a região

Sobre rodas
Motociclismo de estrada também atrai a região
Lajeadense é o primeiro gaúcho a participar do grupo Balaios Moto Clube, com mais de 45 anos de história e unidades espalhadas por todo o país
Daniel Zarth é um motociclista da estrada. Sem poder identificar o rosto, assim como todos os Balaios, ele conta para a reportagem um pouco do significado dessa prática e o que é um grupo desses, cheio de perseguições antigas, mas com regras e disciplinas a seguir.
De Lajeado, ele viaja constantemente para encontrar seu grupo na sede do Balaios Moto Clube, em Santa Catarina. Ele e mais um motociclista de Santa Maria são os únicos participantes gaúchos. O clube reúne-se periodicamente em eventos nacionais em alguma das unidades, nos respectivos estados. Os membros são obrigados a comparecer no aniversário do clube, comemorado em 15 de setembro, e a essas reuniões.
A agremiação segue as regras internacionais dos motoclubes, em que os aspirantes passam por um período probatório antes de se tornar um membro efetivo. Balaios foi o primeiro do Brasil a ser reconhecido internacionalmente, sendo o primeiro MC do país a participar do maior e mais famoso evento de motos do mundo, em Sturgis, na Dakota do Sul, EUA, em 1980.
A história do motociclismo de estrada está diretamente associada à história dos motoclubes.
O amor pela motocicleta
Data de 1868 a construção da primeira motocicleta, apesar do crescimento do interesse sobre essa máquina fantástica estar cercando a virada do século XX. Desde os primórdios, ela já despertava o instinto de liberdade naqueles poucos que ousavam desafiá-la.
Não demorou muito para que esses primeiros motociclistas percebessem as vantagens de viajar em grupo - apesar de que andar de moto já é, inevitavelmente, um ato solitário. Já na primeira década do século XX, se organizavam corridas de motos, o que aumentaria, consideravelmente, o interesse e admiração por esse novo meio de transporte e, consequentemente, a criação de clubes que nada mais eram do que entidades sociais de indivíduos que andavam de moto juntos. Nesse período, nasceu o Motoclube do Brasil, primeira associação motociclística brasileira nos moldes de uma associação, cuja sede ainda hoje resiste no Rio de Janeiro.
Essas associações persistiram até a década de 1930, quando apareciam nos EUA os primeiros motoclubes com tendências mais rígidas. Nessa época, eram produzidas mais de 200 marcas de motocicletas, mas o mercado consolidou apenas três: Harley-Davidson, Indian e Excelsior, que juntas respondiam por 90% das vendas. Nessa década, a grande depressão devastou a indústria e apenas a Harley-Davidson conseguiu sobreviver, apesar da Indian ter se mantido até 1953 e retornado na década de 1990.
Os primeiros motoclubes
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, as motocicletas estavam baratas, vendidas como excesso de material nos leilões militares. Logo os apaixonados por motociclismo passaram a compartilhar os fins de semana, mas, aos poucos, quando chegava a segunda-feira, nem todos iam para casa, transformando o clube de motocicletas do fim de semana em uma família de irmãos substitutos em tempo integral.
Principalmente na Califórnia, os veteranos formaram centenas de pequenos motoclubes como Pissed of Bastards, Jackrabbits, 13 Rebels e os Yellow Jackets. Os membros usavam suéteres do clube e rodavam juntos nos fins de semana. Lentamente, formalizaram os escudos, as cores, que passaram a defender com sua honra, adaptando a hierarquia militar em uma estrutura de irmandade, subliminada sob os cargos eletivos das associações.
BALAIOS
O clube foi fundado em 15 de setembro de 1969, na cidade do Rio de Janeiro, em uma oficina de motocicletas Harley-Davidson. Os Balaios se fundamentaram nas normas internacionais dos motosclubes, se tornando o primeiro motoclube nesse padrão do Brasil.
A Harley-Davidson é uma empresa de motos norte-americana que foi fundada na cidade de Milwaukee, estado de Wisconsin, no início do século XX, nomeadamente no ano de 1903.
Seu aparecimento deve-se à ação de dois jovens, William S. Harley e Arthur Davidson, que resolveram instalar um motor num quadro de uma bicicleta com o intuito de se deslocar de uma forma mais rápida e confortável nas subidas e competições. Esse feito foi um tremendo sucesso na época, e isso permitiu lançar as bases de uma das empresas de motos que viria a ser uma das mais conhecidas em todo o mundo, a Harley-Davidson.
Os fundadores da Harley-Davidson começaram construindo um veículo de duas rodas que era alimentado por um motor de um cilindro de combustão a gasolina. Tratava-se de um motor único, com 410cm3, que desenvolvia três cavalos de potência. Estava equipado com uma válvula de admissão automática e tinha um sistema de transmissão de correia. Essa foi a primeira moto construída pela Harley e ficou conhecida como a lendária Silent Grey Fellow.
Atualmente, a Harley é uma das marcas de motos de referência no motociclismo mundial, pois a sua condução é única e incomparável em relação às demais. A marca americana está presente em todos os continentes e produz cerca de 280 mil unidades por ano. Também se destaca a diversidade da sua oferta, que oferece mais de 28 modelos diferentes para todos os gostos, nos mais de 1,3 mil postos de vendas espalhados por todo o mundo. A marca também comercializa roupas e acessórios e distingue-se, principalmente, pela venda de atitude e estilo de um motard.

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.