11/08/2017

Tiago Martini de Lima, o “Tiaguinho”

De goleiro a goleador das quadras

De goleiro a goleador das quadras
Tiago Martini de Lima, o “Tiaguinho”, 30 anos, atuou no futsal profissional, mas foi no amador que sua estrela brilhou
Quem via o jovem Tiago Martini de Lima, o “Tiaguinho”, 30 anos, nas aulas da escolinha do Clube Esportivo Sete de Setembro, na época com 13 anos e atuando como goleiro, jamais apostaria que ele passaria da função de defesa para a de ataque e, anos depois, ganharia vários troféus de goleador dos campeonatos. Diferentemente da maioria dos meninos da sua idade, o jogador sempre preferiu atuar nas quadras e, aos 17 anos, começou a escrever o seu nome no mundo da bola.
A atuação como goleiro da escolinha durou apenas dois anos - dos 13 aos 15 -, mas foi bem antes que o atleta teve o seu primeiro contato com a bola. “O futebol fez parte da minha infância. A gente jogava gol a gol na pracinha e na capelinha do Bairro Florestal.” Tiaguinho recorda que todas as brincadeiras aconteciam na Rua José Schmatz. “A gente chamava de rua do lazer.”
Tiaguinho conta que, aos 15 anos, após sair da escolinha, começou a jogar bola, de brincadeira, com os amigos Cotona e Vandeco, no ginásio do Bairro Montanha. “Quando eu já estava com 17 anos surgiu a oportunidade de participar de um teste na Alaf.” Por intermédio da indicação do padrinho Osmar Mezacasa, foi possível compor o grupo e participar de um treino. “Fiz um teste com bola, passei e fiquei.”
No grupo profissional da Associação Lajeado de Futsal (Alaf), Tiaguinho foi campeão da Série Bronze, em 2007. “No início, era pouco aproveitado. Saí jogando em algumas partidas; em outras, fiquei no banco.” O jogador conta que a primeira viagem que fez com o grupo foi para Bagé. “Comecei e terminei a minha carreira lá.”
Tiaguinho afirma que o grupo com o qual teve a oportunidade de jogar era muito bom. “Nós éramos todos aqui da região.” O jogador lembra com carinho da época em que atuou na Alaf, ao lado de Maravilha, Pipoca, Biel, Nei, Roxinho, Jefinho, entre outros. “Em 2008, tive poucas oportunidades e, em 2009, uma lesão muscular no quadril me deixou fora das quadras por dois meses.”
Tiaguinho diz que, quando o treinador Giba chegou para comandar a Alaf, foi o ano em que se despediu do time lajeadense. “Não adiantava continuar, não conseguia render o esperado. Falei com o Alex e o Soneca e saí por vontade própria.”
Durante o período em que integrou o grupo da Alaf, Tiaguinho trabalhava como pintor e treinava, três vezes por semana, à noite. “O nosso salário era a venda dos ingressos, então, na verdade, tínhamos uma ajuda de custo.”
Uma nova vida
Um mês após a sua despedida do futsal profissional, Tiaguinho começou suas andanças pelos municípios das regiões dos vales do Taquari e Rio Pardo. O primeiro campeonato amador em que se inscreveu foi em Nova Bréscia. “Era o Municipal, e vencemos por 5 a 4. Fiz quatro gols, dois de tiro livre, sendo que o último faltavam dois segundos para acabar a partida.”
Além de Nova Bréscia, Tiaguinho jogou em Lajeado, em Arroio do Meio, em Bom Retiro do Sul, em Canudos do Vale, em Relvado, em Putinga, em Arvorezinha, em Doutor Ricardo, em Marques de Souza, em Venâncio Aires, em Santa Cruz do Sul, em Coxilha Velha, em Paverama, em Poço das Antas, em Teutônia e em Taquari. “Sempre no futsal, porque não gosto do futebol de campo. Até cheguei a jogar um ano no Municipal, com o Carneiros, e outro com o Santo André, mas não me identifico.”
Porém, não foi somente nos campeonatos municipais que ele deixou a sua marca. Também já participou de torneios de minifutebol (veja na galeria de troféus). “Sempre procurei aproveitar as oportunidades que foram surgindo. Quero jogar até conseguir, mas, com o passar dos anos, a gente vai se adaptando. Atualmente, jogo mais veterano.”
O que fica
Tiaguinho diz que tem ótimas lembranças de todo o período em que jogou bola. Ele diz que o maior presente são as amizades, entre elas, ele cita a do grupo que forma o Cosmos, equipe participante do Intercamping e Cafusal. “É o time que jogava na Alaf, mais o Roque e o Dioguinho.”
Para o atleta, jogar bola é tudo na sua vida, pois além de fazer o que gosta e estar perto dos amigos, o futebol/futsal contribui positivamente na carreira profissional dos atletas em razão dos contatos feitos em cada equipe em que atuam. “É só do futsal que eu gosto, não tem outro esporte em que eu me realize tanto. É o meu chão.”
Além dos amigos, Tiaguinho diz que coisas boas aconteceram na sua vida porque sempre teve uma boa referência na figura dos pais, Vânio e Teresinha. “Sempre fomos muito unidos.” Bastante família, o atleta diz que possui um time no Sete, em que quatro irmãos jogavam junto, mas, agora, são três que atuam lado a lado. “É a turma da gurizada. Arranca Toco é o nome.” Os irmãos de Tiaguinho são Tagler, Tales, Tassiano e Tobias.
Galeria de troféus
Cinco vezes campeão do Cafusal: Cosmos (duas vezes), Só Saúde, Beck Partz/Clean Vale e Coorevat;
Campeão e atleta-destaque do aberto de Cruzeiro do Sul, com o Cosmos, em 2012, na categoria livre;
Campeão municipal em Poço das Antas em 2015 e 2016, com a Construtora Schneider;
Campeão municipal em Paverama no ano de 2016, com Magtur;
Campeão e goleador do 4º Campeonato Municipal de Futsal de Canudos do Vale, força livre, com o Canarinho, em 2014;
Campeão e goleador da 1ª Taça Serginho Serrote de Bom Retiro do Sul, com o Rudibar, em 2015;
Campeão municipal em Putinga;
Campeão da Série Bronze em Arvorezinha, com a Eca Futsal, em 2015;
Campeão da Taça RBS em Arvorezinha, com o Penharol;
Campeão, goleador, destaque e seleção do campeonato/por posição do Campeonato Municipal de Futsal de Relvado, em 2016;
Campeão do Municipal de Taquari, com a Valecross;
Campeão municipal de Marques de Souza, com o Tiafirma;
Bicampeão da Copa Monte de Venâncio Aires, com o Dimac;
Campeão do Regional de Futsal de Santa Cruz do Sul, com o MonteCar;
Campeão do aberto da Católica de Teutônia, com o KaxaBaxa Futsal;
Campeão regional de futsal com o Coorevat, em Teutônia, no ano de 2016;
Campeão do Torneio de Verão de Minifutebol do CTC, com o Tocafogo;
Campeão da Segunda Divisão do Campeonato de Minifutebol do Sete, com o Arranca Toco e Polêmicos;
Campeão da Primeira Divisão do Campeonato de Futsal do Sete, com o Alcatraz.
Fonte texto: Carolina Gasparotto

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.