24/08/2017
Lajeadense 2017
Conselho Deliberativo cria comissões temáticas
Lajeadense 2017
Conselho Deliberativo cria comissões temáticas
Objetivo é otimizar e dinamizar o fluxo interno de informações e aproveitar a participação de todos os Conselheiros nos temas, matérias e assuntos que possuem mais afinidade, interesse, experiência e conhecimento profissional
Lajeado – A primeira reunião do Conselho Deliberativo, após a eleição e posse da nova diretoria executiva do Clube Esportivo Lajeadense, foi realizada na noite de segunda-feira (21), sob a presidência de Erni Röhsig.
O presidente saudou a todos, enaltecendo a presença do ex-presidente, Everton Giovanella e do atual mandatário do clube, Alexandre Sebben. Em seguida, passou a palavra ao secretário do CD, Neidemar Fachinetto, para que o mesmo fizesse um relato da ata, da última reunião ordinária (17/07/2017).
Entre os assuntos abordados, o regulamento nº 01-2017, que disciplina a forma de Proposição, Discussão e Deliberação de Resoluções, conforme (art. 34, XV, do Estatuto Social). O mesmo foi o primeiro passo para a criação das Comissões Temáticas no âmbito do Conselho Deliberativo, tendo como base o Regulamento nº 02-2017, distribuído através de correspondência a todos os Conselheiros.
No texto original, a ideia era criar quatro Comissões (Comissão para Assuntos Associativos, Comissão de Futebol e Categorias de Base, Comissão de Patrimônio e Finanças, Comissão para Assuntos Jurídicos), mas na reunião de segunda-feira chegou-se ao consenso de acrescentar a Comissão de Comunicação, Marketing e Eventos.
De forma espontânea, cada Conselheiro pode escolher a Comissão que gostaria de fazer parte. Cada comissão será formada por 3 (três) a 5 (cinco) membros do Conselho Deliberativo, para mandato de dois anos, com direito a uma recondução. Um dos membros terá a função de Coordenador da Comissão.
Após a indicação dos membros de cada Comissão (programada para 14 dias) ocorre a definição do plano de trabalho e a frequência das reuniões, devendo ser relatadas as ações, na primeira reunião Ordinária do Conselho Deliberativo. Em caso de matérias relacionadas ao Estatuto Social, a Comissão deverá emitir parecer por escrito à Secretaria do CD. Nas demais questões, as decisões das Comissões terão efeito consultivo e opinativo, para ser apreciadas na primeira reunião Ordinária. As deliberações e decisões somente terão efeito deliberativo após serem submetidas e aprovadas pelo Conselho.
Segundo Fachinetto, “a principal ideia é proporcionar à Diretoria Executiva um canal específico para cada assunto e assim dinamizar as ações do clube, com o aval do Conselho Deliberativo”, analisou o secretário do CD.
Entre os conselheiros, Regis Kunrath disse que a ideia de criar Conselhos para cada área de atuação é benéfica. Citou o exemplo da APAE de Lajeado, que após tomar essa iniciativa, se fortaleceu e atualmente trabalha em sintonia com a direção executiva e conselheiros.
Dando prosseguimento a pauta da reunião, o presidente Erni Röhsig concedeu a palavra ao ex-presidente, Everton Giovanella, que não estava presente na posse de Alexandre Sebben, como novo presidente do Clube, devido a compromissos pessoais e profissionais na Europa. Giovanella se comprometeu a apresentar o balanço final de sua gestão na próxima reunião (18 de setembro) e manifestou sua alegria com o empenho da nova direção e do Conselho Deliberativo em buscar alternativas mútuas de governabilidade para esta gestão.
Já o presidente, Alexandre Sebben, fez um relato sobre a situação dos jogadores, que estão emprestados a outros clubes, mas que mantém vínculo com o Lajeadense. O mandatário aproveitou para apresentar o vice-presidente de secretaria, Luciano Murr Lisboa, que passa a integrar a diretoria executiva da entidade.
Outro assunto abordado foi sobre as promoções sociais programadas até o final da temporada, com o objetivo de reaproximar o torcedor do seu clube do coração. Sebben também fez uma narrativa sobre o projeto de novos sócios que, segundo ele, passa por uma reavaliação, na intenção de contemplar o maior número possível de torcedores do Vale do Taquari, tanto pessoa física quanto corporativo.