01/10/2020

Avates retoma treinos presenciais

Atletas retornaram às atividades no Ginásio Ito Snel, depois de seis meses

Avates retoma treinos presenciais
Atletas retornaram às atividades no Ginásio Ito Snel, depois de seis meses
Estrela – Depois de seis meses, as atletas das equipes de voleibol feminino de base da Associação Vale do Taquari de Esportes (Avates), retomaram os treinos presenciais nesta segunda-feira (28.09). Longe das quadras do Ginásio Ito Snel, em Estrela, desde o dia 17 de março, quando a pandemia do novo Coronavírus teve início, o retorno será gradual e dividido em quatro fases.
A primeira fase prevê atividades individuais, duas vezes por semana, sem compartilhamento de materiais e sem contato corporal. Serão apenas seis alunas por quadra, com afastamento de pelo menos 4 metros entre cada uma. Como o ginásio tem três quadras, serão 18 atletas por treino. “Nosso ginásio é bem arejado, vamos respeitar o afastamento e priorizar treinos rápidos. Também teremos todos os protocolos necessários, como o uso de álcool gel, máscara, tapete sanitizante, verificação da temperatura. Antes de entrar em quadra, as atletas também responderão um questionário. Se alguma delas apresentar algum sintoma especificado no questionário, não deverá fazer o treino”, explica o coordenador técnico da Avates, Rodrigo Rother, ressaltando que todos os técnicos foram testados antes do retorno presencial. A intenção é permanecer sempre por duas semanas em cada uma das fases, de acordo com o comportamento da pandemia. “O nosso protocolo está muito bem elaborado, mas ele é dinâmico, da mesma forma que a pandemia é dinâmica. Se a situação da pandemia mudar, vamos fazer ajustes também”, destaca Rother. A segunda fase possibilita treinos em pequenos grupos e a terceira, na segunda quinzena de outubro, propõe treinos com a equipe completa. A quarta fase, que será o retorno às competições, ainda não tem data para ocorrer.
Expectativa
A expectativa para o retorno aos treinos presenciais é grande, depois de meio ano afastadas das quadras. Neste primeiro momento, nem todas as atletas voltarão. A Avates tem em torno de 60 jogadoras em equipes de competição e 40 vão treinar presencialmente nas próximas semanas. “Algumas atletas têm pessoas em grupo de risco em casa, outras famílias ainda não se sentem seguras para fazer a retomada. Portanto, essas continuarão recebendo atividades on-line. Estamos respeitando as particularidades de cada uma”, enfatiza Rother. Durante o período da pandemia, as atletas da Avates mantiveram uma rotina de treinos on-line. “Elas permaneceram recebendo orientações físicas e técnicas, tivemos lives com nutricionista, psicóloga e até treinos virtuais com equipes de outros países. Tentamos sempre manter o grupo motivado para um retorno.”
Competições
Apesar do retorno dos treinos presenciais, as competições podem ser algo mais distante. “Recebemos um comunicado da Federação Gaúcha de Vôlei, ela fará um diagnóstico de como está a situação de cada equipe no Estado. Ainda é cedo para afirmar se haverá alguma competição este ano, mas as equipes começam a conversar sobre isso daqui para frente”, antecipa Rother.
O foco agora é nos treinos. “Esse retorno exige bastante cuidado para ninguém se lesionar porque, por mais que se façam atividades em casa, não é igual às atividades no ginásio, com bola, com preparação física, com carga, com peso extra, além do corporal. Teremos uma caminhada gradual, não adianta querer recuperar seis meses em uma semana”, reforça o coordenador técnico.
As equipes da Avates contam com apoio de Cooperativa Languiru, Univates, Prefeitura de Estrela, Benoit, Docile, Plastrela, Loja Pró Sport e Sicredi.
Fonte texto: Fernanda Mallmann/ Plural Comunicação Integrada

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.